Repositório Digital

A- A A+

Cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

.

Cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
Autor Santos, Jordana Monteiro dos
Orientador Silva, Letícia Medeiros da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade
[en] Contribution margin
[en] Controller
[en] Cost management
Resumo O presente trabalho teve por objetivo analisar o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - Banrisul. Para essa elaboração, procedeu-se uma pesquisa descritiva, cuja abordagem foi qualitativa, e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, e também de entrevista com a Analista da área da Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul. Como resultado da pesquisa, conclui-se que a margem de contribuição do cliente é calculada após ter-se apurado as receitas do cliente, os quais são: a receita financeira e a receita de tarifas. Deduzindo-se, os custos variáveis, que são os que estão diretamente relacionados com o volume de produtos e serviços utilizados pelo cliente. A Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul tem papel fundamental para o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica da Instituição, haja vista que as informações por ela obtidas auxiliam na tomada de decisões dos gestores da Rede de Agências, possibilitando negociações mais eficientes para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A..
Abstract This study aimed to analyze the calculation of the contribution margin of the corporate clients of the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul. For this development, we proceeded to a descriptive research, with a qualitative approach , and we also used bibliographical and document researches, an interview with the Analyst of Cost and Management area of the bank. As a result of the research, we have concluded that the Customer Contribution Margin is calculated after it has determined customers' revenues, which are: interest and fee incomes. Then deducting the variable costs, which are those that are directly related to the volume of products and services used by the client. The Cost and Management profitability of Banrisul has a fundamental role to calculate the contribution margin of the corporate clients of the institution, because the information obtained by it interfers on the managers' decision in the branch network, enabling more efficient negotiations to the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul SA.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140619
Arquivos Descrição Formato
000967653.pdf (545.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.