Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Letícia Medeiros dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Jordana Monteiro dospt_BR
dc.date.accessioned2016-05-10T02:07:10Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140619pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - Banrisul. Para essa elaboração, procedeu-se uma pesquisa descritiva, cuja abordagem foi qualitativa, e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, e também de entrevista com a Analista da área da Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul. Como resultado da pesquisa, conclui-se que a margem de contribuição do cliente é calculada após ter-se apurado as receitas do cliente, os quais são: a receita financeira e a receita de tarifas. Deduzindo-se, os custos variáveis, que são os que estão diretamente relacionados com o volume de produtos e serviços utilizados pelo cliente. A Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul tem papel fundamental para o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica da Instituição, haja vista que as informações por ela obtidas auxiliam na tomada de decisões dos gestores da Rede de Agências, possibilitando negociações mais eficientes para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A..pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the calculation of the contribution margin of the corporate clients of the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul. For this development, we proceeded to a descriptive research, with a qualitative approach , and we also used bibliographical and document researches, an interview with the Analyst of Cost and Management area of the bank. As a result of the research, we have concluded that the Customer Contribution Margin is calculated after it has determined customers' revenues, which are: interest and fee incomes. Then deducting the variable costs, which are those that are directly related to the volume of products and services used by the client. The Cost and Management profitability of Banrisul has a fundamental role to calculate the contribution margin of the corporate clients of the institution, because the information obtained by it interfers on the managers' decision in the branch network, enabling more efficient negotiations to the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul SA.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectControlleren
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCost managementen
dc.subjectContribution marginen
dc.titleCálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967653pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples