Repositório Digital

A- A A+

Estudo de caso sobre método de custeio em empresa prestadora de serviços do ramo de estética automotiva

.

Estudo de caso sobre método de custeio em empresa prestadora de serviços do ramo de estética automotiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de caso sobre método de custeio em empresa prestadora de serviços do ramo de estética automotiva
Autor Silva, Adriano Castro da
Orientador Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade
Resumo Apurar os custos é muito importante para uma melhor avaliação do desempenho e para formação de preços dos produtos de uma empresa. Mas realizar este tipo de avaliação em empresas do ramo de serviços é um pouco diferente, ainda mais em um ramo um tanto informal, como o de lavagem de automóveis. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer a metodologia existente para formação de preços dos serviços; identificar como é feita a apuração dos custos dos serviços e propor um método de custeio variável ou direto a mesma. Para isto este estudo de caso se classifica como qualitativo, quantitativo, por tratar-se de uma pesquisa bibliográfica, análise de campo, com observações e entrevistas. Os resultados apresentam uma atividade que se baseia na informalidade, mas tem critérios de mercado voltados a concorrência direta, tendo seus custos totalmente alocados nos serviços prestados. Tendo assim uma formatação voltada para a aplicação do método de custeio por absorção. Ressalta-se que apesar da aplicação informal do custeio por absorção, tem-se a necessidade de orientação para um ajustamento por departamentalização e inclusão de custos não alocados para melhor entender os custos e assim ter uma melhor decisão na formação de preços. Além disto, é uma necessidade dos gestores o conhecimento e adequação de seus desembolsos para um maior retorno, tornando-se uma ferramenta essencial para a tomada de decisão da formação de preços, não tendo como único parâmetro o preço dos concorrentes que é bastante utilizado no ramo de serviços.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140627
Arquivos Descrição Formato
000965693.pdf (214.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.