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Fatores que influenciam na precificação dos serviços contábeis

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Fatores que influenciam na precificação dos serviços contábeis

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Título Fatores que influenciam na precificação dos serviços contábeis
Outro título Factors that influence in accounting services pricing
Autor Silveira, Danielle Vargas
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
[en] Accounting organizations
[en] Accounting services
[en] Costs
[en] Pricing
Resumo O reconhecimento da importância da profissão faz o empresário contábil sentir-se mais valorizado. No entanto, neste cenário promissor persiste um problema ainda sério para muitos profissionais: quais fatores exercem maior influência na precificação dos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade? Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo demonstrar quais os fatores que mais influenciam a precificação dos serviços prestados por um escritório contábil específico. O método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de entrevista informal com o sócio proprietário do Escritório Aprove Contabilidade e Escrita Limitada, localizado na cidade de Porto Alegre. Foi descrita uma base teórica sobre as organizações contábeis, sobre os serviços prestados e os principais fatores que influenciam na precificação de serviços. Considerando as particularidades de cada negócio e as novas tarefas assumidas pelos profissionais da atualidade, observou-se que precificar serviços contábeis não depende de fórmula pronta ou de um cálculo exato e, sim, de uma série de questionamentos sobre os serviços que serão prestados, ou seja, decorre da especificidade de cada cliente e serviço. E o quanto é importante angariar o máximo de informações a respeito do tipo de atividade da empresa para que o profissional contábil possa fazer uma boa gestão dos custos e do tempo aplicado àquele cliente, de maneira que possa encontrar uma metodologia mais clara e prática para precificar os serviços prestados.
Abstract The importance of the profession recognition makes the businessman feel esteemed. However, in this promising scenery persists a real problem for many professionals: which factors influence pricing of services offered by accounting offices? In these terms, this article aims to demonstrate the factors that influence more the pricing of services offered by a specific accounting office. The research method employed it was a qualitative approach case study, the data were collected through an informal interview made with the part-owner of the Escritório Aprove Contabilidade e Escrita Limitada, located at the city of Porto Alegre. It was described a theoretical basis about accounting organizations, regarding the services provided and the main factors that influence in services pricing. Considering the particularities of each business and the new tasks assumed by today’s professionals, it was observed that pricing accounting services does not depend of a perfect formula or of an exact calculation but it depends on a series of questions about services that will be provided, in other words, it passes off the specificity of each client and each service. And how it is important to raise lots of information concerning the type of company activity in order to the accounting professional be able to make a better cost and time management applied for a client, so he can meet the clearest and more practical methodology for pricing the provided services.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140636
Arquivos Descrição Formato
000989740.pdf (386.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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