Repositório Digital

A- A A+

Atividades complementares no curso de Ciências Contábeis da Universidade federal do Rio Grande do Sul : habilidades e competências

.

Atividades complementares no curso de Ciências Contábeis da Universidade federal do Rio Grande do Sul : habilidades e competências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atividades complementares no curso de Ciências Contábeis da Universidade federal do Rio Grande do Sul : habilidades e competências
Outro título Complementary activities during the accounting course from Federal University of Rio Grande do Sul : skills and competences
Autor Souza, Juliana Fabricio Tarragô de
Orientador Souza, Romina Batista de Lucena de
Co-orientador Bianchi, Márcia
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
[en] Accounting
[en] Competences
[en] Complementary activities
[en] Skills
Resumo Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo é vital que os egressos das universidades possuam uma formação acadêmica completa e que leve em consideração não só os aspectos teóricos como também as atividades práticas, vivência e interação com outras áreas de forma a adquirir uma visão sistêmica nas atividades exercidas. Este estudo busca analisar a contribuição das atividades complementares na formação dos discentes formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e averiguar se os discentes acreditam possuir habilidades e competências necessárias e exigidas para o mercado de trabalho e qual a influência dos créditos complementares na sua formação. Para atingir tais objetivos foi realizada pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com aplicação de questionário aos alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis entre o quinto e oitavo semestre. Como principais resultados da análise verificaram-se que os alunos consideram as atividades complementares importantes e essenciais para uma formação acadêmica completa. Entretanto, os mesmos ainda possuem dificuldade em relação às definições e atividades consideradas, assim como o entendimento das resoluções e localização das informações necessárias para a efetivação do processo de reconhecimento. De modo geral, acreditam que obtiveram as habilidades e competências necessárias para a vida profissional contábil e que estão aptos para o mercado de trabalho. Ressalta-se que esses resultados podem ser utilizados para o aperfeiçoamento da utilização das atividades complementares bem como habilidades e competências dos discentes.
Abstract With such a demanding and competitive labor market nowadays it is vital for graduates from universities to have a complete academic education, and goes beyond that, taking into consideration not only the theoretical aspects but the practical activities, experiences and interaction with other areas as well, in order to acquire a systemic view from the performed activities. This study aims to analyze the contribution of complementary activities in the training of graduates students of Accounting at the Federal University of Rio Grande do Sul and to check if the students believe they have the necessary skills and competences the labor market requires, as well as the influence of complementary credits obtained during college. To achieve these goals it was made a quantitative and descriptive survey and a questionnaire to students enrolled between the fifth and eighth semester of the course was applied. The main results found by this analysis were that students consider those complementary activities important and essential for a full academic formation. However, they still have difficulty with the definitions and activities that are taken into account, as well as the understanding of the resolutions and finding the needed information for ensuring the recognition process. The students usually believe that had obtained the necessary skills and competences for effective work with accounting and that they are fit for the job market. It is noteworthy that these results can be used to improve the use of complementary activities and skills and competencies acquired by students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140637
Arquivos Descrição Formato
000989973.pdf (485.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.