Repositório Digital

A- A A+

EAD na contabilidade : uma análise de sua efetivação de uso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

EAD na contabilidade : uma análise de sua efetivação de uso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título EAD na contabilidade : uma análise de sua efetivação de uso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Outro título EAD in accounting : an analysis of its effectiveness in the use of accountancy course at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Autor Vieira, Luiz Fernando Kovara
Orientador Souza, Ângela Rozane Leal de
Co-orientador Behr, Ariel
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
[en] Distance learning
[en] Learning
[en] Teacher’s encouragent
[en] Training
Resumo O presente estudo tem como objetivo demonstrar com que abordagem e em quais disciplinas a Educação a Distância (EAD) pode melhorar a aprendizagem, a partir da percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo parte da problemática relativa às percepções dos discentes do curso de ciências contábeis com relação a quais disciplinas podem ter seu aprendizado potencializado com essa modalidade de ensino. Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa o foco quantitativo e explicativo, aplicado por meio dos procedimentos metodológicos de estudo de caso, com utilização de questionário. Todos os resultados obtidos evidenciaram que os alunos, em sua maioria, integram a faixa etária jovem e possuem facilidades no uso dos aparelhos de informática. Sugerem ainda que as disciplinas que não estão diretamente ligadas à área de contabilidade deveriam ser ministradas no formato a distância, que haja necessidade de incentivo por parte do professor para que os alunos participem de fóruns e atividades EAD, bem como a não disposição dos alunos para a realização de um curso totalmente ministrado a distância. Diante dos resultados obtidos com a aplicação desta pesquisa, sugere-se que a UFRGS estabeleça uma avaliação sobre as disciplinas que poderiam ser melhor ofertadas na modalidade a distância e da capacitação dos professores, visando aprimorar o processo de aprendizagem. Para futuras pesquisas, este estudo pode servir de base para instituições que venham a ministrar disciplinas ou cursos na modalidade EAD, sendo esta a principal contribuição deste estudo.
Abstract This study aims to demonstrate with which approach and in which disciplines Distance Education (DE) can improve learning, from the perception of the students of Accounting Course of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The study starts from the issue relating to the perceptions of students of accountancy course regarding to which courses may have enhanced their learning with this type of education. Therefore, a quantitative and explanatory focus is used as a methodology of research, applied through methodological procedures of case study, by use of questionnaire. All results showed that most of the students integrate the young age group and have great abilities in the use of technological devices. They also suggest that the disciplines that are not directly related to the accounting area should be taught in the distance format, that there is need of teacher’s encouragement so that students to participate in forums and distance learning activities as well as the unwillingness of students to the performing of a course taught entirely in a distance way. Due to the results obtained with the application of this research, it is suggested that the UFRGS should establish an assessment of the subjects that could be offered in a distance way, and teachers could also be trained, aiming to improve the learning process. For future research, this study can be used as a basis for institutions that will teach subjects or courses in distance education mode, which is the main contribution of this study.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140714
Arquivos Descrição Formato
000989980.pdf (615.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.