Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Maria de Lurdes Furno dapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Samuel Dutra dept_BR
dc.date.accessioned2016-05-11T02:10:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140741pt_BR
dc.description.abstractAs sociedades são criadas com objetos sociais específicos que preveem a produção de bens e serviços podendo ter fins lucrativos ou fins sociais não lucrativos. As empresas, com fins lucrativos, têm por finalidade remunerar os seus acionistas através do lucro gerado pelas atividades empresariais desenvolvidas, sendo que os gestores utilizam diversas técnicas com o intuito de garantir a lucratividade e a rentabilidade do negócio. Considerando o volume do mercado editorial e a prática de vendas consignadas desse mercado, e considerando que há um restrito número de trabalhos nesse sentido, um estudo sobre os efeitos contábeis, fiscais e de controles internos sobre essas operações é bastante relevante. Por esse contexto, apresenta-se o problema que norteia essa pesquisa: como as editoras controlam as operações de consignação a partir dos sistemas de informação, incluindo dados contábeis e fiscais. Para responder o problema proposto, essa pesquisa está dividida em objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral do trabalho é demonstrar como são efetuados os controles de estoques de que forma são contabilizadas as operações de consignação nas editoras e livrarias. Os objetivos específicos estão delimitados em: descrever os procedimentos de controles de estoques e demonstrar a contabilização da remessa e retorno de consignação e venda efetiva de livros, tanto para a editora (consignante), quanto para as livrarias (consignatárias).pt_BR
dc.description.abstractThe companies are created with specific social objects that provide for the production of goods and services, may have profit or non-profit social purposes. Businesses, for profit, are intended to remunerate its shareholders through the profit generated by developed business activities, and the managers use various techniques in order to ensure profitability and business profitability. Considering the volume of publishing and practice contained in that market sales, and considering that there are a limited number of jobs in this sense, a study of the accounting, tax purposes and internal controls of these operations is very relevant. For this context, it presents the problem underlying this research: how publishers control the consignment operations from information systems, including accounting and tax data. To answer the problem posed, this research is divided into general purpose and specific objectives. The overall objective is to demonstrate how the stocks controls how are recorded the consignment operations in publishing houses and bookstores are made. The specific objectives are defined at: describe the procedures for inventory controls and demonstrate the accounting for the shipment to consignment, consignment return and actual sale of books, both for the publisher (consignor) as to bookstores.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstoquept_BR
dc.subjectConsignmenten
dc.subjectStocksen
dc.subjectControle internopt_BR
dc.subjectTax proceduresen
dc.subjectInternal controlen
dc.titleA consignação e os efeitos contábeis das operações no mercado editorialpt_BR
dc.title.alternativeThe consignment and financial effects of operations in market editorial en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989997pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples