Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorReginato, Gisele Dottopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-12T02:14:34Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140809pt_BR
dc.description.abstractEsta tese mostra como os principais sujeitos participantes do contrato de comunicação jornalístico (veículos, jornalistas e leitores) percebem as finalidades do jornalismo. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso. Os veículos selecionados são Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, os três maiores jornais de referência brasileiros, cujo discurso foi mapeado em 38 documentos institucionais (princípios editoriais, manuais de redação, códigos de ética, editoriais). O discurso de 85 jornalistas brasileiros foi analisado em 40 documentos (biografias, livros, documentários, trabalhos acadêmicos e entrevistas). O discurso de 250 leitores foi encontrado em 279 comentários postados em sites dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo e nas páginas desses jornais no Facebook. A tese chegou a dois tipos de resultados. Um, de caráter empírico, deriva da análise do material discursivo dos três sujeitos: o que veículos, jornalistas e leitores dizem sobre as finalidades do jornalismo. No discurso dos sujeitos, estão presentes as seguintes finalidades do jornalismo: a) fiscalizar o poder e fortalecer a democracia; b) informar; c) esclarecer o cidadão e apresentar a pluralidade da sociedade; d) verificar a veracidade das informações; e) selecionar o que é relevante; f) investigar; g) registrar história e construir memória; h) interpretar e analisar a realidade; i) defender o cidadão; j) fazer a mediação entre os fatos e o leitor; k) integrar e mobilizar as pessoas; l) divertir (finalidade só considerada por veículos e jornalistas, não por leitores). A tese traz diversas conclusões sobre como cada sujeito compreende essas funções. Outro resultado, de caráter teórico, se desdobra em dois: o primeiro é a elaboração de um quadro com a síntese das finalidades do jornalismo segundo os autores consultados; o segundo é a formulação de uma proposta das finalidades do jornalismo. Cheguei a uma proposta de que o jornalismo tem 12 finalidades a cumprir: a) informar de modo qualificado; b) investigar; c) verificar a veracidade das informações; d) interpretar e analisar a realidade; e) fazer a mediação entre os fatos e o leitor; f) selecionar o que é relevante; g) registrar a história e construir memória; h) ajudar a entender o mundo contemporâneo; i) integrar e mobilizar as pessoas; j) defender o cidadão; k) fiscalizar o poder e fortalecer a democracia; l) esclarecer o cidadão e apresentar a pluralidade da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral dissertation shows how the main subjects participating in the journalistic communication contract (media companies, journalists and readers) perceive the purposes of journalism. The methodology that was used is Discourse Analysis. The media companies which were selected are Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, the three major reference Brazilian newspapers, whose discourse was mapped in 38 institutional documents (editorial principles, writing manuals, codes of ethics, editorials). The discourse of 85 Brazilian journalists was analyzed in 40 documents (biographies, books, documentaries, academic works and interviews). The discourse of 250 readers was found in 279 comments posted on the websites and Facebook pages of the newspapers Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. The research reached two kinds of results. One, of an empirical nature, stems from the analysis of the discourse materials from the three subjects: what the media companies, journalists and readers say about the purposes of journalism. In the discourse of the subjects, the following purposes of journalism are present: (a) watching over how power is exerted in society and strengthening democracy; (b) informing; (c) clarifying issues for citizens and providing them with a plurality of society; (d) checking the veracity of information; (e) selecting what is relevant; (f) investigating; (g) recording history and constructing memory; (h) interpreting and analyzing the reality; (i) defending citizens; (j) mediating between facts and readers; (k) integrating and mobilizing people; (l) entertaining (purpose considered by media companies and journalists only, not by readers). The dissertation reached a number of conclusions about how each subject understands these functions. Another result, of a theoretical nature, splits into two: the first outcome is a table that was designed aiming to present a summary of the purposes of journalism according to the authors who were consulted; the second is a proposal of the purposes of journalism. I present a proposal according to which journalism has 12 purposes to fulfill: (a) informing in a qualified sense; (b) investigating; (c) checking the veracity of information; (d) interpreting and analyzing reality; (e) mediating between facts and readers; (f) selecting what is relevant; (g) recording history and constructing memory; (h) helping to understand the contemporary world; (i) integrating and mobilizing people; (j) defending citizens; (k) watching over how power is exerted in society and strengthening democracy; (l) clarifying issues for citizens and presenting the plurality of society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFunction of journalismen
dc.subjectJornalismo : Aspectos teóricospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDiscurso jornalísticopt_BR
dc.subjectNewspapersen
dc.subjectJournalistsen
dc.subjectReadersen
dc.subjectTheory of journalismen
dc.subjectSocial role of journalismen
dc.subjectPurpose of journalismen
dc.titleAs finalidades do jornalismo : o que dizem veículos, jornalistas e leitorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000992317pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples