Repositório Digital

A- A A+

Gestão do risco operacional no Banco do Brasil

.

Gestão do risco operacional no Banco do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão do risco operacional no Banco do Brasil
Autor Bueno, Joelma Cilene Machado
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Finanças
Governança corporativa
Risco operacional
Resumo Em função de mudanças significativas no ambiente financeiro mundial, tais como a integração entre os mercados por meio do processo de globalização, o aumento da sofisticação tecnológica e as novas regulamentações, as atividades e os processos financeiros e seus riscos tornaram-se cada vez mais complexos. Há algum tempo já se dá a devida importância aos riscos de crédito e de mercado, mas diante de alguns acontecimentos de fraudes em grandes instituições financeiras internacionais e devido à grande expansão dos produtos, serviços e transações, o risco operacional passou a ganhar enorme importância para a estabilidade das instituições financeiras. Dessa forma fica clara a necessidade dos bancos aprofundarem sistematicamente seus conhecimentos acerca da identificação, avaliação e mensuração dos riscos operacionais, a fim de resguardarem sua reputação e, consequentemente sua sobrevivência no Sistema Financeiro Mundial. A criação de uma cultura de controle e a assimilação por todo o corpo funcional de uma empresa tem sido uma preocupação constante. Divulgar os métodos de controle, instruir e fazer todos entenderem e aplicarem efetivamente esses métodos é algo que necessita muito de atenção. Nem todos os funcionários entendem esse contexto, nem todos aceitam esses processos de controle. Isso acaba dificultando todo um processo de gestão. O presente trabalho trata dos principais conceitos sobre risco e controle; traz um breve histórico da evolução, dentro do Banco do Brasil S.A., desta cultura de controle; mostra como o Banco está organizado estruturalmente dentro deste contexto e analisa como este tema está sendo percebido e aplicado pelos funcionários.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14083
Arquivos Descrição Formato
000649425.pdf (565.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.