Repositório Digital

A- A A+

Investimentos em renda variável : o perfil do investidor dos clientes do Segmento Estilo da agência Bento Gonçalves (RS)

.

Investimentos em renda variável : o perfil do investidor dos clientes do Segmento Estilo da agência Bento Gonçalves (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Investimentos em renda variável : o perfil do investidor dos clientes do Segmento Estilo da agência Bento Gonçalves (RS)
Autor Dallagnese, Jonir
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Cliente : Caracterização e/ou classificação
Finanças comportamentais : Risco financeiro
Finanças pessoais
Marketing bancario
Mercado financeiro
Resumo As agências do Banco do Brasil se caracterizam por serem aplicadoras ou captadoras de recursos, conforme o volume financeiro que emprestam ou que captam de terceiros. A Agência Bento Gonçalves é caracteristicamente captadora de recursos e tem seu resultado econômico ancorado no retorno que os investimentos de seus clientes proporcionam para a Dependência. O resultado proporcionado pelos produtos de captação é decorrente da taxa cobrada pela administração dos recursos investidos. Dentro do portfólio de investimentos oferecido pelo Banco, encontram-se itens com taxas de administração que variam de 0,5% a.a. a 5,5% a.a. Os investimentos livres de risco retornam menor rentabilidade para a Instituição. No período 2005-2007, observou-se, naquela Agência, concentração de investimentos nesses produtos. O objetivo deste trabalho seria o de examinar essa situação, na tentativa de descobrir por que motivo os clientes preferiam os investimentos mais conservadores, determinando menores ganhos para o conglomerado do Banco do Brasil. A pesquisa realizada deixou transparecer a preferência dos clientes por investimentos que conservassem capital. Das respostas da investigação realizada, concluiu-se que o perfil conservador do grupo era conseqüência principalmente da faixa etária dos indivíduos – concentração de pessoas com mais de 46 anos – bem como do fato da maioria dos mesmos ter pessoas que dependiam economicamente deles – predominância de mais de dois dependentes por indivíduo. Concluiu-se que a Agência deveria reciclar sua base de clientes, cuja média etária se revelou elevada. A pesquisa determinou também a necessidade de se promover treinamento aos funcionários de modo a uniformizar as condições técnicas para oferta de produtos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14085
Arquivos Descrição Formato
000649429.pdf (344.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.