Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartinewski, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorArgenta, José Leonorpt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:13:55Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14090pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de melhorar os processos e atitudes no tratamento das operações de crédito financeiro em situação de anormalidade, bem como distinguir as melhores práticas para uma atuação mais efetiva e com resultados mais expressivos, o presente trabalho tratou do tema cobrança e recuperação de créditos financeiros numa agência do Banco do Brasil SA. O enfoque deste trabalho é a função crédito do Banco do Brasil, mais especificamente a cobrança e recuperação de créditos na agência de São Jerônimo,RS. Este estudo tem como proposta pesquisar e desenvolver mecanismos que possam aprimorar a cobrança e recuperação de créditos, de uma forma mais pró-ativa e visão negocial, tendo em mente a idéia da preservação do relacionamento entre o Banco e o cliente. Por esta razão, é necessário trabalhar métodos e ferramentas mais eficazes na gestão e/ou administração da carteira de créditos inadimplidos, com uma cobrança mais efetiva, mais atuante e mais forte. Considerando os custos envolvidos, para retorno efetivo dos valores ao caixa da instituição no menor tempo possível e a manutenção dos clientes como correntistas do Banco. Procurou-se definir em qual das esferas a cobrança e a recuperação das dívidas é mais eficaz, ou seja, se na própria agência, pelos canais alternativos, pelos serviços de empresas terceirizadas ou pela cobrança judicial. Por meio de pesquisas e entrevistas realizada nos meses de junho a agosto de 2.007, foi possível apurar que a opção mais indicada para atingir melhores resultados na cobrança e recuperação de créditos é o próprio ambiente da agência, pois os retornos são mais imediatos e motivadores para ações de realimentação do processo como um todo. Em outras palavras, considera-se que os objetivos mais imediatos foram alcançados, em ações tais como verificação e atualização dos cadastros dos clientes, inibição de renovações sucessivas de prorrogações de dívidas, maior celeridade nos processos, sempre lembrando de dedicar uma especial atenção, no momento da liberação de créditos, para os aspectos formais dos contratos/documentos relativos às operações, como exemplo assinaturas dos devedores e coobrigados (devidamente conferidas), registros cartorários, tornando mais eficiente a cobrança em todos os níveis: agência, jurídico, via URR (Unidade Regional de Recuperação), empresas terceirizadas, etc.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the necessity to improve the process and the attitudes in the treatment of the financial credit operation in an unusual situation, as well as to distinguish the best practices for an action more effective, with results also more expressive, the present work has as subject the charging and the regain of financial credit at Bank of Brazil SA. agency. The issue of this work is the credit operation of Bank of Brazil SA., more specifically the charging and the regain of credits at São Jeronimo agency. This study has as a proposal to search and develop mechanisms which may improve the charging and the regain of the credits, in a way more pro-active with a business view, having in mind the idea of the maintenance the relationship between client and bank. For this reason, methods and tools are necessary to work with more competence in the management and /or organization in the credits not accomplish in a satisfactory term, the charging must be more effective and stronger. Considering the costs involved, the return of the profits for the institution cash in a short time and the maintenance of the clients as bank accounts. This project also search the possibilities in which field the charging and the regain of the debts is more successful ,that is , if at the agency itself ,by an alternative system or jobs made by other companies linked to the bank or yet ,by the lawsuit. With the “corpus” assemble during the months from June to August 2007, it was possible to analyze the options more adequate to reach best results in charging and regain the credits and the environment of the agency itself. Since the profits are more immediate and motivator for the actions of the process as a whole. In other words, we consider that the subjects more immediate has been achieved, in actions such as the certification and actualization of the clients records, inhibition of successive debits renewals, celerity in the processes,always paying attention at the moments to release the credits, as also the formal aspects of the contracts / documents related to the operations, and also the signatures of the debtors (dividedly searched) , registry office, making more effective the charging in all levels: agency, judicature, by the way of RUR ( Regional Unity of Regain), and the companies linked to the bank.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChargingen
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectCredito : Analise de risco : Risco financeiropt_BR
dc.subjectRegainen
dc.subjectCliente : Caracterização e/ou classificaçãopt_BR
dc.subjectResultsen
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.subjectMaintenanceen
dc.titleCobrança e recuperação de créditos na agência do Banco do Brasil de São Jerônimo (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649438pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples