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Pelas fronteiras sem fim da dança : memórias da Escola de Dança João Luiz Rolla (1951-1986)

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Pelas fronteiras sem fim da dança : memórias da Escola de Dança João Luiz Rolla (1951-1986)

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Título Pelas fronteiras sem fim da dança : memórias da Escola de Dança João Luiz Rolla (1951-1986)
Autor Cunha, Maria Luisa Oliveira da
Orientador Goellner, Silvana Vilodre
Data 2016
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Dança : História
História cultural
Memória
[en] Cultural history
[en] History of dance
[en] João Luiz Rolla Dance School
[en] Memory
[en] Personal archive
Resumo Esta tese doutoral trata, por uma abordagem histórico-cultural, da Escola de Dança João Luiz Rolla (1951-1986) da cidade de Porto Alegre. Tem por objetivo descrever sua constituição e trajetória no cenário cultural da dança a partir do acervo pessoal de João Luiz Rolla (fontes documentais) e da oralidade dos sujeitos envolvidos (fontes orais). Por um período de 35 anos, a Escola de Dança João Luiz Rolla despontou como uma das maiores escolas de dança da cidade, sendo a primeira fundada por um bailarino. João Luiz Rolla realizou sua formação em dança na Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold e, após 10 anos de estudos, iniciou a trajetória de sua própria escola. A análise dos dados históricos revelou que a Escola, já nos primeiros anos de atuação, despontou no cenário cultural da dança da cidade, utilizando como estratégica pedagógica o ensino do ballet clássico configurado em uma metodologia própria, primando por rígida disciplina circundada pela afetividade, e a inserção de diferentes técnicas de dança. Assim, organizada por etapas, com exames, avaliações e formatura, concedia às suas alunas certificação do curso de Ballet Acadêmico e Danças com registro da Secretaria de Educação do Estado do RS. Como veículo de expressão cultural da dança, o ponto central de sua história foi sua rápida ascensão nesse cenário e manutenção desse status, pautada pela criatividade e inovação apresentada em 55 espetáculos, no decorrer de 35 anos de atividade. Coreografias como “Burlesco”, “Grand Canyon Suite”, “Assassinato na Décima Avenida”, “Estudos Sinfônicos de Schumann”, “Crime no Night Club”, “Masquerade”, “A Orquestra”, “2001 Uma experiência pelas fronteiras sem fim da dança” são obras de destaque nessa trajetória e repercutiram no espaço cultural da cidade, solidificando uma posição e uma identidade. Como resultantes da Escola, foi possível identificar e mapear mais de 20 escolas e grupos de danças, bailarinas com destaque internacional e professoras universitárias na área da dança. O acervo pessoal de João Luiz Rolla, promotor e resultante desta tese, foi disponibilizado através do acesso livre à informação no Repositório Digital do CEME/UFRGS, ligado ao Repositório Institucional LUME/UFRGS, em um total de 1.034 itens, entre documentos, fotografias, artigos de jornais, convites, programas, desenhos, objetos tridimensionais e 48 entrevistas. Conclui-se que a Escola de Dança João Luiz Rolla constituiu-se em um espaço de representação da identidade cultural da dança na cidade de Porto Alegre pautada por suas obras coreográficas inovadoras que estabeleceram um fazer próprio em dança, característico dessa escola, e que se perpetuou através de seus desdobramentos e ramificações, estando consolidada no ideário dos sujeitos em que possibilitou as experiências vividas e na história da dança na cidade de Porto Alegre.
Abstract This doctoral thesis addresses, by a historical and cultural approach, the João Luiz Rolla Dance School (1951-1986) in the city of Porto Alegre. It aims to describe its constitution and history in the cultural scene of dance from João Luiz Rolla’s personal archive (documentary sources) and testimonials of the involved subjects (oral sources). For a period of 35 years, the João Luiz Rolla Dance School emerged as one of the biggest dance schools in the city, being the first founded by a male dancer. João Luiz Rolla was trained in dance at the Tony Seitz Petzhold School of Classical Dances and, after 10 years of studies, started his own school. Analysis of historical data revealed that the school, in the first years of operation, had already emerged in the cultural scene of dance in the city, using as a pedagogical strategy classical ballet education set in its own methodology, striving for strict discipline surrounded by affection and inserting different dance techniques. Thus, organized in stages, with tests, assessments and graduation, it gave to its students an Academic Ballet and Dance course certification with registration in the Department of Education of the Rio Grande do Sul State. As a cultural vehicle of expression of dance, the centerpiece of its history was a rapid rise in this scenario and the maintenance of this status, guided by creativity and innovation presented in 55 shows over the course of 35 years of activity. Choreographies such as “Burlesco”, “Grand Canyon Suite”, “Assassinato na Décima Avenida”, “Estudos Sinfônicos de Schumann”, “Crime no Night Club”, “Masquerade”, “A Orquestra”, “2001 Uma experiência pelas fronteiras sem fim da dança” are prominent works on this path and impacted the cultural space of the city, solidifying a position and an identity. As results of the school, it was possible to identify and map more than 20 schools and dance groups, dancers with international prominence and university professors in the field of dance. João Luiz Rolla’s personal archive, promoter and a result of this thesis, was made available in the CEME/UFRGS Digital Repository, linked to the LUME/UFRGS Institutional Repository, in a total of 1,034 items, including documents, photographs, newspaper articles, invitations, programs, drawings, three-dimensional objects and 48 interviews. We conclude that the João Luiz Rolla Dance School constituted a space of representation of cultural identity of dance in the city of Porto Alegre guided by its innovative choreographic works that established its own way of doing dance, characteristic of this school, and that perpetuated through its developments and ramifications, being consolidated in the ideology of the subjects in which it enabled the experiences lived and in the history of dance in the city of Porto Alegre.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/140963
Arquivos Descrição Formato
000991085.pdf (14.73Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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