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Jogo digital baseado em geolocalização e realidade aumentada

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Jogo digital baseado em geolocalização e realidade aumentada

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Título Jogo digital baseado em geolocalização e realidade aumentada
Autor Fritsch, Gustavo Orlandini
Orientador Marx, Ângela Maria
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Assunto Design gráfico
[en] Augmented reality
[en] Game design
[en] Geolocation
[en] Ingress
[en] MMORPG
Resumo Este trabalho se destina a desenvolver um jogo do gênero MMORPG baseado em geolocalização e realidade aumentada para dispositivos móveis, a partir da análise de diversos jogos do mesmo gênero e do jogo de referência Ingress, utilizando-se da estrutura de projeto proposta por Bruno Munari, apoiada sobre o artigo “MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research”, desenvolvido em 2004 na Game Developers Conference por Robin Hunicke, Marc LeBlanc e Robert Zubek. Após um período de 6 meses de experiência com Ingress, foi constatado pelo autor que não só existem pouquíssimos títulos similares no mercado – e nenhum com a proporção de jogadores deste –, como são observáveis diversas deficiências em termos de jogabilidade e interface neste jogo. Essa margem para melhoras se torna mais aparente através das análises do jogo e a da pesquisa com jogadores e se mostra viável através da aplicação de diversas mecânicas de jogo tradicionais e inovadoras no desenvolvimento desse projeto.
Abstract This work is intended to develop a MMORPG game based in geolocation and augmented reality for mobile devices, by analyzing various games of the same genre and the reference game Ingress, making use of the design project structure proposed by Bruno Munari and backed up by the article “MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research” developed in 2005 at the Game Developers Conference by Robin Hunicke, Marc Le- Blanc and Robert Zubek. After a 6 month experience period as a player in Ingress, it was found by the author that not only there aren’t a lot of similar titles in the market – and none being as big as this one - , but it is possible to identify several deficiencies regarding gameplay and interface design in this game. This improvement margin becomes easier to see through the game’s analysis and the research with its players and proves itself feasible through the implementation of traditional and new game mechanics in the development of this project.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140995
Arquivos Descrição Formato
000991628.pdf (7.701Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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