Repositório Digital

A- A A+

Um exemplo de análise multivariada aplicada à pesquisa quantitativa em ensino de ciências : explicando o desempenho dos candidatos ao concurso vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

Um exemplo de análise multivariada aplicada à pesquisa quantitativa em ensino de ciências : explicando o desempenho dos candidatos ao concurso vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um exemplo de análise multivariada aplicada à pesquisa quantitativa em ensino de ciências : explicando o desempenho dos candidatos ao concurso vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Outro título An example of multivariate analysis applied to q uantitative research in science teaching : explaining the performance of the 1999 entrance exam candidates to the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Autor Silveira, Fernando Lang da
Resumo O objetivo desse trabalho é o de apresentar algumas técnicas de análise quantitativa, potencialmente úteis na abordagem de problemas de pesquisa em ensino de ciências com muitas variáveis, destacando os conceitos e os significados das mesmas. As técnicas apresentadas (Análise de Consistência Interna e Análise da Variância) são exemplificadas através do estudo das relações que quinze variáveis sócio-econômico-culturais tiveram com o desempenho em nove provas respondidas por 35463 candidatos ao Concurso Vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo mostrou que as quinze variáveis conjuntamente explicaram 34,2% da variância do desempenho dos candidatos, sendo 19,0% a explicação das variáveis de escolaridade independentemente das variáveis sócio-econômicas.
Abstract This paper aims at presenting some quantitative analysis techniques that can be potentially useful in approaching research problems in science teaching with many variables, emphasizing their concepts and meanings. The presented techniques (Internal Consistency Analysis and Variance Analysis) are exemplified through the study of the role fifteen social, economic, and cultural variables had on the performance in nine tests that were answered by 35463 candidates of the 1999 Entrance Exam to the Federal University of Rio Grande do Sul. The study showed that the fifteen variables together could explain 34.2% of the variance in the performance of the candidates, being 19% represented by schooling variables that were independent of the socio-economic ones.
Contido em Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 1999), p. 161-180
Assunto Análise multivariada
Ensino de ciências
Metodologia da pesquisa cientifica
[en] Multivariate analysis
[en] Research on science education
[en] University entrance exam
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141105
Arquivos Descrição Formato
000292686.pdf (145.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.