Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-14T02:08:04Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141105pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é o de apresentar algumas técnicas de análise quantitativa, potencialmente úteis na abordagem de problemas de pesquisa em ensino de ciências com muitas variáveis, destacando os conceitos e os significados das mesmas. As técnicas apresentadas (Análise de Consistência Interna e Análise da Variância) são exemplificadas através do estudo das relações que quinze variáveis sócio-econômico-culturais tiveram com o desempenho em nove provas respondidas por 35463 candidatos ao Concurso Vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo mostrou que as quinze variáveis conjuntamente explicaram 34,2% da variância do desempenho dos candidatos, sendo 19,0% a explicação das variáveis de escolaridade independentemente das variáveis sócio-econômicas.pt
dc.description.abstractThis paper aims at presenting some quantitative analysis techniques that can be potentially useful in approaching research problems in science teaching with many variables, emphasizing their concepts and meanings. The presented techniques (Internal Consistency Analysis and Variance Analysis) are exemplified through the study of the role fifteen social, economic, and cultural variables had on the performance in nine tests that were answered by 35463 candidates of the 1999 Entrance Exam to the Federal University of Rio Grande do Sul. The study showed that the fifteen variables together could explain 34.2% of the variance in the performance of the candidates, being 19% represented by schooling variables that were independent of the socio-economic ones.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 1999), p. 161-180pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMultivariate analysisen
dc.subjectMetodologia da pesquisa científicapt_BR
dc.subjectResearch on science educationen
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectUniversity entrance examen
dc.titleUm exemplo de análise multivariada aplicada à pesquisa quantitativa em ensino de ciências : explicando o desempenho dos candidatos ao concurso vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeAn example of multivariate analysis applied to q uantitative research in science teaching : explaining the performance of the 1999 entrance exam candidates to the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000292686pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples