Repositório Digital

A- A A+

O acesso à linha FCO empresarial no Banco do Brasil agência Formosa - GO

.

O acesso à linha FCO empresarial no Banco do Brasil agência Formosa - GO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O acesso à linha FCO empresarial no Banco do Brasil agência Formosa - GO
Autor Ciprandi, Luiz Alfonso
Orientador Galli, Oscar Claudino
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Administração financeira
Banco do Brasil.
Finanças
Micro e pequenas empresas
Planejamento estratégico
Plano de negócios
Resumo No momento atual, a idealização e a construção de uma empresa se apóia em diversos pressupostos que a tornam mais forte. O planejamento tornou-se elemento primordial, fazendo com que se consiga prever a maioria dos acontecimentos futuros de uma empresa. Há ainda que se considerar que as organizações contam com outras fontes de recursos que lhe permitem sobrevivência. Portanto, o objetivo principal deste estudo é verificar porque há baixa demanda da linha de crédito FCO Empresarial na agência do Banco do Brasil de Formosa-GO. O estudo referencia em sua revisão de literatura questões essenciais para a estruturação, implementação e administração de uma empresa, não importando o seu porte. Entre os elementos evidenciados encontra-se o plano de negócios, que tornou-se a base para o planejamento de uma empresa em todos os seus detalhes, desde o espaço físico até o capital a ser investido; o planejamento estratégico como elemento complementar do plano de negócios que define os procedimentos a serem adotados na conquista dos objetivos organizacionais; a administração financeira evidencia pontos essenciais deste estudo: capital de giro, fluxo de caixa, orçamento e fontes de financiamento. Além disso, caracteriza-se as micro e pequenas empresas, foco do estudo e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. Também referencia os resultados da pesquisa de campo, realizada com 60 clientes da Agência do Banco do Brasil de Formosa-GO. Utilizou-se o metodo Survey para determinar os resultados. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas no intuito de responder a problemática inicial do estudo. Os dados analisados fazem concluir que os clientes conhecem o FCO, contudo não sentem necessidade em utilizá-lo para instituir melhorias ou ampliar as empresas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14111
Arquivos Descrição Formato
000649860.pdf (475.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.