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Garupa : a promoção da sustentabilidade através da co-criação de um acessório para bicicleta

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Garupa : a promoção da sustentabilidade através da co-criação de um acessório para bicicleta

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Título Garupa : a promoção da sustentabilidade através da co-criação de um acessório para bicicleta
Autor Meditsch, Alice de Oliveira
Orientador Jacques, Jocelise Jacques de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Design de produto
[en] Craftwork
[en] Recycling
[en] Social design
[en] Sustainability
Resumo Este trabalho tem como objetivo desenvolver um acessório para bicicleta nos preceitos da sustentabilidade, na sua compreensão original e abrangente. Para isso, buscouse a valorização da mão de obra local, utilizando o processo artesanal e de co-criação, enfocando o pilar social do conceito de sustentabilidade. A matéria-prima essencial utilizada é proveniente de resíduos da indústria automobilística, prolongando seu ciclo de vida, pensando nas questões ambientais e de consumo de materiais e energia. O usuário final foi pensado para dar suporte econômico ao produto desenvolvido, o ciclista urbano que possui hábitos sustentáveis e que valoriza produtos locais e artesanais. Utilizou-se como base as metodologias Design Thinking e Human Centered Design (HCD) para estabelecer a estratégia de projeto, aplicando ferramentas e os conceitos das respectivas fases de projeto ao dividir-se este trabalho em três grandes etapas: Conhecer (pesquisa), Co-criar (encontros e geração de alternativas com artesã e ciclistas, confecção e testes dos primeiros modelos) e Arrematar (confecção do modelo final, validações e reajustes). Buscou-se o resultado de um produto que contribuísse, dentro das limitações tecnológicas, sociais e econômicas atuais, para a preservação do meio ambiente e mobilidade urbana, ao relacionar-se com o ciclismo: a Garupa.
Abstract The present paper aims at developing a bicycle accessory under the principles of sustainability. In order to do that, local artisans were invited to take part in the project, and co-creational tools and valuing hand-crafting processes were employed, focusing on the 'social' pillar of sustainability.The main material used comes from the automobile industry, thus extending its life cycle. The final customer was idealised to provide economic support to the product designed - the urban cyclist with sustainable habits and that values local and hand-crafted products. Design Thinking and Human Centered Design (HCD) were the methodologies adopted to establish the design strategy, applying their tools and concepts. The work is hence divided into three main phases: Knowing (search), Co-creating (meetings and co-creation processes with artisan and cyclists; manufacturing and testings of the first models) and Casting-off (final model manufacturing, validations and adjustments). The process resulted in Garupa - a product that, by being related to cycling, is expected to contribute, considering technological, social and economic limitations, for environment conservation and urban mobility.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141117
Arquivos Descrição Formato
000992014.pdf (7.432Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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