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Especialização. É hora de mudança no perfil do funcionário do setor financeiro

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Especialização. É hora de mudança no perfil do funcionário do setor financeiro

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Título Especialização. É hora de mudança no perfil do funcionário do setor financeiro
Autor Miltersteiner, Marcelo da Rosa
Orientador Ruas, Roberto Lima
Co-orientador Haro, Daniel Garcia
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Atendimento ao cliente
Banco do Brasil.
Educação corporativa
Politica de desenvolvimento
Recursos humanos
Resumo O “Acordo de Basiléia” foi criado em 1988, por um comitê de Bancos Centrais e entidades regulatórias de diversos países. O objetivo do acordo foi estabelecer normas internacionais para determinar os recursos próprios mínimos dos bancos, resolvendo distorções nas suas avaliações de risco e liquidez. Após os escândalos norte-americanos com os casos da Worldcom e da Enron, o governo dos Estados Unidos sancionou a Lei Sabarnes/Oxley, que visa gerenciar de forma mais segura os balanços financeiros das organizações. A lei vale também para empresas brasileiras de capital aberto com ações na Bolsa americana. Em 2003, foi estabelecido um conjunto de diretrizes ambientais e sociais usado para avaliar e conceder empréstimos a grandes projetos de infra-estrutura, segundo critérios da International Finance Corporation (IFC), subsidiária do Banco Mundial para a concessão de crédito. Tais diretrizes foram denominadas: Princípios do Equador. Desde então, grande parte das Instituições Financeiras passaram se comprometer em respeitar este conjunto de critérios sócio-ambientais e de responsabilidade social. Compromissos como estes, tendem a se multiplicar uma vez que a competitividade aumenta e as sociedades tornam-se mais fiscalizadoras e cobradoras. Para liderar estas transformações e entender as novas regras, as empresas precisam se atualizar e escolher um time de profissionais qualificados e até especializados. Neste estudo, procuraremos analisar as mudanças que estão ocorrendo, neste sentido, dentro do BB e identificar o perfil dos funcionários do banco. Desde 2002, o BB foi dividido em Pilares Negociais, com o objetivo de melhor atender a Pessoas Físicas; Empresas e Governo. Apartir daí, foi criado um nível de atendimento personalizado para cada setor da economia, com profissionais mais bem treinados e qualificados para atender Empresas do Segmento Corporate; Clientes Private (alta renda); e Governo em suas diversas esferas - Federal, Estadual, Municipal e Judiciário. A nova política de desenvolvimento do BB preconiza o Plano Individual de Carreira, que tem como objetivo oferecer a todos funcionários oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. O BB propõe-se a preparar os funcionários para administrar sua vida profissional, fundamentada nos conceitos da empregabilidade, isto é, oferecendo capacitação e acesso a experiências profissionais para competir por novas oportunidades no banco ou fora dele. Resta-nos averigüar, se estas oportunidades estão sendo aproveitadas por todos os funcionários do banco ou se está mais concentrada em um Pilar Negocial. A principio observa-se um grande comprometimento com o aprendizado por parte dos funcionários do Pilar Atacado. Ao longo deste trabalho iremos averiguar se podemos confirmar essa afirmação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14117
Arquivos Descrição Formato
000649868.pdf (325.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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