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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorVirgens, Marcelo Natalino daspt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:02Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14119pt_BR
dc.description.abstractO Sistema Geral de Preferências (SGP), criado sob os auspícios da UNCTAD através da Resolução n. 21 de 1968, consiste num sistema de tratamento preferencial através do qual vários países concedem reduções parciais ou totais de tarifas de importação a países em desenvolvimento, sobre determinados produtos. Dados revelam que o sistema, em seu preenchimento, possui muitos erros por parte das empresas exportadoras que, acaba atrasando o processo de exportação. Baseado em estudos teóricos e aplicações de questionários, o presente trabalho teve como finalidade conhecer os fatores que influenciam nos erros e procurar, através de indicações e opiniões, solucionar os problemas que envolvem o preenchimento do Certificado de Origem Form A. Desta forma, percebeu-se que a falta de treinamentos e cursos de consultoria, tanto para os funcionários quanto para os clientes se fazem necessários, já que a falta de instruções e a precariedade nas informações repassadas pelo BB são as principais causas dos erros frequentes.pt_BR
dc.description.abstractThe General System of Preference (SGP), created under the auspices of the UNCTAD through Resolution N. 21 of 1968, consists of a system of preferential treatment through which some countries grant to partial or total reductions of importation tariffs the developing countries, on determined products. Data disclose that the system, in its fulfilling, possesss many errors on the part of the exporting companies who, finish delaying the exportation process. Based in theoretical studies and applications of questionnaires, the present work had as purpose to know the factors that influence in the errors and to look for, through indications and opinions, to solve the problems that involve the fulfilling of the Certificate of Form Origin. In such a way, the lack of training and courses of consultoria was perceived that, as much for the employees how much for the customers if they make necessary, since the lack of instructions and the precariousness in the information repassed for the BB are the main causes of the frequent errors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeneral system of preferenceen
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectCertificado de depósito bancáriopt_BR
dc.subjectExportationen
dc.subjectComércio exterior : Exportação : Importaçãopt_BR
dc.subjectBenefitsen
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleSistema geral de preferências : certificado de origem - Form "A"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649871pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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