Repositório Digital

A- A A+

Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS

.

Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
Autor Charczuk, Simone Bicca
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Tutoria Educação a Distância.
Assunto Educação à distância
Resumo Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais as concepções de interdisciplinaridade, as aprendizagens construídas no trabalho de tutoria, as dificuldades/desafios encontrados e as estratégias de intervenção desenvolvidas por tutores de sede do curso de pedagogia a distância da UFRGS que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por email. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. As aprendizagens construídas giraram em torno do conteúdo das interdisciplinas, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e da própria função de tutor. As dificuldades/desafios compreenderam as intervenções em conteúdos específicos das interdisciplinas, apropriação da função de tutor e integração da equipe. Finalmente, as estratégias de intervenção corresponderam à leitura do material da interdisciplina, diálogo com professores/colegas e estabelecimento de relações entre a interdisciplina e a formação na graduação. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141240
Arquivos Descrição Formato
000992251.pdf (434.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.