Repositório Digital

A- A A+

Buscando alternativa para a melhoria da produção textual no 4º ano : um estudo de caso Três Cachoeiras,

.

Buscando alternativa para a melhoria da produção textual no 4º ano : um estudo de caso Três Cachoeiras,

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Buscando alternativa para a melhoria da produção textual no 4º ano : um estudo de caso Três Cachoeiras,
Autor Silva, Marli Joaquim da
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Texto
Resumo Este trabalho tem como tema a influência da produção textual na melhoria da aprendizagem em alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, estimulando-os a fazer o uso da escrita de forma prazerosa e significativa, de escrever por prazer e não pela obrigação. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos do 4º ano de uma escola da rede Municipal de Ensino apresentavam dificuldades com a escrita. Resolvi realizar um projeto em busca de sua identidade para despertar nos alunos a vontade de escrever, dentro da sua realidade e do seu interesse, conforme sua necessidade. Cheguei a conclusão que o aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a produção textual desenvolvendo a criatividade e o processo mental, ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessária a uma boa escrita e construção de texto. Todas as crianças envolvidas na proposta melhoraram a produção textual. Acredito que na produção textual os alunos devem falar daquilo que têm interesse, curiosidade, ou seja, escrever a partir do que conhecem, do que vivenciam a escrita, assim se configura como uma atividade que permite aos sujeitos repensarem, reorganizarem o pensamento. A identidade é construída através da interação na sociedade, ou seja, é o meio em que o sujeito vive que alimenta a construção desse processo, pois as vivências, opiniões, acontecimentos interferem no modo como cada um constrói a imagem que tem de si. Há aspectos da identidade que não se modificam. Um aluno, por exemplo, que é descendente de alemão sempre o será e carregará características ligadas a essa etnia. Por outro lado, as características pessoais que caracterizam a pessoa podem se modificar ao longo do tempo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141245
Arquivos Descrição Formato
000992213.pdf (3.900Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.