Repositório Digital

A- A A+

Benefícios da aplicação do marketing de relacionamento para a retenção de clientes pessoa física no Banco do Brasil na região de Saldanha Marinho

.

Benefícios da aplicação do marketing de relacionamento para a retenção de clientes pessoa física no Banco do Brasil na região de Saldanha Marinho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Benefícios da aplicação do marketing de relacionamento para a retenção de clientes pessoa física no Banco do Brasil na região de Saldanha Marinho
Autor Mattos, Maria Arnilda Favaretto
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Marketing de relacionamento
Retenção de clientes
Valor do cliente (Customer equity)
Resumo Esse trabalho se propõe a analisar as contribuições que a estratégia de marketing de relacionamento pode trazer para a gestão e retenção de clientes pessoa física do Banco do Brasil. O Banco utiliza estratégia de marketing de relacionamento com clientes pessoas físicas para criar diferencial competitivo, pela busca de melhor performance e para apropriar valor aos acionistas por meio de transações diárias com seus clientes. O trabalho foi desenvolvido, buscando evidenciar as potencialidades do Matketing de relacionamento com pessoas físicas, uma vez que a competitividade nos fazer agir de forma diferenciada e rápida no intuito de fidelizar os clientes e estreitar o relacionamento, na busca de melhores resultados. O desenvolvimento teórico é resultante, principalmente, de temas atualizados identificados em livros especializadas em administração e marketing, sustentados por vários autores, entre eles, Philip Kotler, tais como, a importância do desenvolvimento de marketing de relacionamento em mercados altamente competitivos, para obtenção de desempenho superior de uma instituição bancária em relação a seus concorrentes. A pesquisa de campo foi conduzida junto a clientes e funcionários do Banco do Brasil, da agência de Saldanha Marinho e região. Através da análise de informações resultantes da pesquisa, foi identificado o perfil e necessidades de consumidores bem como as deficiências nas estratégias de marketing de relacionamento adotadas pelo Banco do Brasil. Os resultados permitiram observar a impossibilidade de uma instituição financeira efetuar uma adequada gestão de sua base de clientes sem a utilização de elementos teóricos de segmentação e do marketing de relacionamento apresentados ao longo desse trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14130
Arquivos Descrição Formato
000649887.pdf (288.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.