Repositório Digital

A- A A+

Música e fotografia no ensino de geografia

.

Música e fotografia no ensino de geografia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Música e fotografia no ensino de geografia
Autor Afonso, Bruno Diego
Orientador Costella, Roselane Zordan
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Assunto Geografia : Ensino
Prática pedagógica
[en] Geography teaching
[en] Language
[en] Music
[en] Pedagogical practice
[en] Photography
Resumo Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas.
Abstract The work deals with music and photography as an educational tool in teaching Geography, identifying, beyond the theoretical- conceptual approach, an experimental coexistence in the classroom, which addresses the diversity of topics the content of geography during the teaching internship in the Institute of Education Flores da Cunha and in high school at the State School Paula Soares. Music has the key role that serves as a mirror of society and its relationship with the environment. Their letters, their sounds, their instruments, tell us far beyond simple distraction and diversion , music can teach , and can lead students to experience feelings and experiences, so that introduces students and teachers to a new geography, building knowledge. The photograph is an important resource and can contribute to the formation of basic geographical concepts and understanding of socio - spatial relations, as he awakens in students the desire to learn through visual language. Reading the picture becomes more interesting and enjoyable classes, leading students to seek other sources to further your knowledge. Therefore propose the music and photography include various genres of pedagogical practices in the teaching of geography, and creating situations in which students feel safe and attracted by the curricular proposals to explain their views on class topics.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141302
Arquivos Descrição Formato
000992596.pdf (1.198Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.