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dc.contributor.advisorLima, Luciana Leitept_BR
dc.contributor.authorSerres, Thauana de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2016-05-19T02:09:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141308pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O objetivo deste trabalho é analisar como se dá a implementação dessa política – que defende uma metodologia na ótica permanente para a educação em serviço dos trabalhadores do SUS, onde estes devem exercer um protagonismo em sua formação – no âmbito dessa instituição. Para fundamentar este trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos, observação participante e análise da implementação por meio da perspectiva top down. A partir desse estudo, foi possível comparar a realidade da implementação da PNEPS no GHC, com as determinações expressas nos documentos do Ministério da Saúde que orientam a forma como deve ser implementada essa política. Nesse sentido, foi possível identificar uma política com lacunas em seu desenho – como a ausência de um plano estruturado – o que possibilita um voluntarismo nas ações dos implementadores, bem como, uma articulação institucional autônoma e independente.pt_BR
dc.description.abstractThe present study’s subject is the implementation of the Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) in the Grupo Hospitalar Conceição (GHC). The objective of this paper is to analyze how the implementation of this policy – which supports a methodology in the permanent outlook for the education in service of the SUS’s workers, where they must have a protagonist role in their formation - occurs within this institution. Bibliographic survey, participatory observation and analysis of the implementation through the “top down” perspective were carried out in order to substantiate this study. With this study it was possible to compare the reality of the implementation of the PNEPS in the GHC to the determinations expressed in the Health Ministry’s documents that guides the form with which this policy must be implemented. This way, it was possible to identify a policy with gaps in its design – as the absence of a structured plan – which enable a voluntarism in the actions of the implementers as well as an autonomous and independent institutional articulation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImplementationen
dc.subjectGrupo Hospitalar Conceiçãopt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPermanente educationen
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectGHCen
dc.titleA implementação da política nacional de educação permanente em saúde no Grupo Hospitalar Conceição : transmissão da política, articulação institucional e voluntarismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983956pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPolíticas Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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