Repositório Digital

A- A A+

A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita

.

A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
Outro título The way second language young learners view peer review in writing
Autor Bolzan, Daniele Blos
Pupp Spinassé, Karen
Resumo Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.
Abstract his paper presents data from a study that proposed peer review in ESL writing to an 8th year elementary class in a Bilingual School in the South of Brazil. his research aims at analyzing the collaborative activity students engaged in while reviewing each other’s texts, highlighting the efects these reviews had in the inal versions of the texts. his paper discusses learners’ expectations before doing peer review in their writing class and their evaluation ater. Data were collected through questionnaires and interviews and were analyzed through the mixed methods approach (qualitative and quantitative). Results show that students were receptive to peer review and to collaborative work and showed optimism regarding the possibility of having better versions of their texts ater the peers’ feedback. Data also help us understand more about the teacher’s role and the use of second language in peer review.
Contido em Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 69, n. 1 (jan./abr. 2016), p. [95]-110
Assunto Língua inglesa
Produção de textos
Revisão por pares
Segunda língua
[en] Collaborative Activity
[en] Peer Review
[en] Writing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141319
Arquivos Descrição Formato
000991288.pdf (341.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.