Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorCamillo, Maria do Carmo Di Fantept_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:06Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14132pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de saber quais os motivos que tornam a fila dos caixas morosa no Banco do Brasil, agência Nossa Senhora Medianeira, localizada em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Para embasar o estudo, foi considerado que no mercado atual, altamente competitivo, não basta apresentar um serviço de qualidade para satisfazer o cliente de hoje, extremamente exigente, é necessário superar as expectativas; somente assim as empresas obterão relacionamentos duradouros e a fidelidade dos clientes. Considerou-se a revolução tecnológica que, se por um lado, está expandindo os limites das empresas, por outro, ao substituir o esforço humano por máquinas, está despersonalizando o atendimento, o que traz à tona fobias, medos e bloqueios em relação a máquinas para uma grande parcela da população. Em decorrência destas resistências, é grande o percentual de clientes que se dirigem às filas dos bancos, contribuindo para que se formem filas nos guichês dos caixas. O método utilizado para o estudo foi uma pesquisa quantitativa descritiva, cujo instrumento de investigação foi elaborado a partir de entrevistas focadas. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas aos usuários da fila dos caixas no período de 01 a 31 de agosto de 2007. Na análise dos resultados, concluiu-se que vários motivos colaboram para tornar a fila morosa. Dentre os motivos, destacam-se: usuários da fila que prestam serviços para terceiros e usuários que efetuam pagamentos em dinheiro (somam 64%); usuários que não possuem conta no Banco e preferem o atendimento no caixa a outras formas alternativas de concretização das transações bancárias (19%); e usuários que efetuam operações que somente podem ser feitas no caixa (17%).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de relacionamento : Cliente : Consumidor : Banco de dados : Satisfacao : Qualidadept_BR
dc.subjectAuto-atendimentopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleA morosidade da fila dos caixas : o caso do Banco do Brasil Nossa Senhora Medianeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples