Repositório Digital

A- A A+

O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano

.

O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
Autor Pulido Cordoba, Pablo Arturo
Orientador Carvalho, Any Raquel Souza de
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Colômbia
Interpretação musical
Violão
[en] Bambuco
[en] Columbian guitar
[en] Interpretation
[en] Romero, Jaime
Resumo O presente trabalho investiga a interpretação do bambuco Florecita del camino do colombiano Jaime Romero (1966) para violão solo, uma vez que foi concebido pelo próprio compositor originalmente para trio típico colombiano, ou seja, para três instrumentos de cordas. O gênero bambuco é o maior representante da música andina colombiana. Para esta pesquisa apresento dados sobre a forma e a estrutura do bambuco e, analisei e comparei a versão original com a de violão solo. Dois artigos escritos pelo próprio compositor, assim como uma entrevista serviram de base para o trabalho. Para auxiliar na interpretação deste bambuco, criei exercícios e micro estudos para confrontar as dificuldades técnicas que encontrei, incluindo digitações, e dificuldades expressivas desta obra. Este material pretende não só ajudar o intérprete ao se deparar com bambucos, como divulgar o gênero da música andina colombiana.
Abstract The purpose of this study is to investigate the interpretation of the bambuco Florecita del camino by the Columbian composer Jaime Romero (b. 1966) for solo guitar. It was originally composed for the Columbian trío típico, by the same composer, for three stringed instruments. The bambuco is the most representative of Columbian music of the Andes. Information about the form and structure of the bambuco were presented, as well as an analysis and comparison of the original version with the guitar solo version. Two articles by the composer and an interview served as the basis of this work. As for the interpretation of the bambuco, I created exercises and microstudies to overcome the technical difficulties I encountered, including fingering, as well as expressive difficulties in the piece. This material may be used to help those learning to perform the bambuco, making this genre of Columbian music of the Andes more accessible to listeners, as well.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/141344
Arquivos Descrição Formato
000992047.pdf (5.230Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.