Repositório Digital

A- A A+

Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A

.

Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A
Autor Bazzan, Mariléia Pieniz
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Capital de giro
Marketing de serviços
Micro e pequenas empresas
Resumo Este trabalho teve o intuito de apresentar uma comparação entre as percepções das Micro e Pequenas Empresas e dos funcionários do Banco do Brasil S/A, Agência de Ijuí (RS), em relação à demanda e à oferta de produtos e serviços bancários para este segmento. A escolha deste segmento de empresas é conseqüência da sua expressiva participação no contexto econômico financeiro atual do Brasil e também pelo fato de a autora deste trabalho gerenciar uma carteira de clientes de Micro e Pequenas Empresas na Agência em que foi realizada a pesquisa. A pesquisa constitui-se de uma investigação exploratória e foi desenvolvida mediante aplicação de dois questionários, sendo um dirigido aos clientes empresariais e outro aos funcionários que atendem a este segmento. Além disso, foi realizada pesquisa documental sobre as linhas de crédito mais utilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas. Após o levantamento dos dados, constatou-se que existe uma grande demanda por crédito para capital de giro e financiamentos para investimentos, sendo que a maioria dos clientes considera que os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A para Micro e Pequenas Empresas atendem às necessidades dessas empresas. No entanto, constatou-se também que existem dificuldades no acesso ao crédito por este segmento de empresas, sendo apontadas como principais a burocracia para a contratação de operações, as restrições cadastrais das empresas ou sócios e a escassez de funcionários para atendimento aos clientes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14135
Arquivos Descrição Formato
000649895.pdf (221.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.