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O papel da formação em pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional técnico em química atuante na indústria

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O papel da formação em pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional técnico em química atuante na indústria

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Título O papel da formação em pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional técnico em química atuante na indústria
Autor Sousa, Aline Batista de
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Conhecimento científico
Ensino técnico
Formação profissional
Pesquisa científica
Química
[en] Research and development
[en] Technical chemistry
[en] Vocational education
Resumo Desde a sua criação no Brasil, em 1809, a partir do Colégio Real de Fábricas no Rio de Janeiro, o ensino técnico do país veio passando ao longo dos anos por mudanças sensíveis e profundas em seu conceito. Se, naquela época, o ensino técnico profissionalizante era voltado a habilitar os desvalidos e marginalizados, hoje, para atender às mudanças do mercado de trabalho, precisa formar técnicos capazes de acompanhar as tecnologias que se renovam a cada dia. O mercado de hoje valoriza técnicos polivalentes, resilientes, com alta capacidade para resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe. Aliado a isso, a necessidade constante de renovação nas empresas faz com que estas busquem, através da pesquisa, a criação de novos produtos, aprimoramentos dos já existentes e melhoramento dos processos, para conseguirem se manter em evidência em um mundo cada vez mais competitivo. Em virtude disto, o profissional com formação em pesquisa se destaca em meio aos demais nas empresas. Pensando nisso, elaborou-se este estudo que teve como objetivos investigar a importância da abordagem do ensino através da pesquisa na aprendizagem do aluno de escola técnica e a contribuição desta formação em pesquisa ao profissional da indústria química. O estudo envolveu empresas e instituições do segmento químico do Vale dos Sinos e da região metropolitana de Porto Alegre. Um dos objetivos específicos do trabalho foi avaliar em que medida as necessidades apontadas por elas quanto à formação técnico-científica para profissionais técnicos de nível médio atuantes no campo da química estão sendo atendidas pelas competências curriculares ministradas nas disciplinas do curso técnico. Para isso, avaliou-se o plano do curso técnico em química de uma escola técnica no município de Novo Hamburgo e foram elaborados questionários, posteriormente aplicados a Egressos e Gestores que atuam em Pesquisa e Desenvolvimento e a Discentes deste curso. Os resultados do estudo demonstraram que há associação significativa entre os pensamentos de Gestores e Egressos no que diz respeito às habilidades necessárias à atuação do Técnico em Química nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento. Foram especialmente apontadas as habilidades de “trabalhar em grupo”, “pró-atividade”, “análise e interpretação de dados” e “resolução de problemas”. Da mesma forma, os achados para Egressos e Discentes se alinham significativamente quando o assunto é o aprimoramento na formação em pesquisa, destacando-se “análise e interpretação de dados”, “pró-atividade”, “formação em metodologia da pesquisa e estatística” e “resolução de problemas e trabalho em grupo”. Fica evidente, a partir destes resultados, o quanto, para Gestores, Egressos e Discentes, a formação em pesquisa é preponderante para desenvolver as habilidades expostas por este estudo.
Abstract Since its origin in Brazil, in 1809, starting with Colégio Real de Fábricas in Rio de Janeiro, the vocational education underwent, throughout the years, sensitive and profound changes in its concept. If, at that time, the vocational education aimed to enable the underprivileged and marginalized, today, to attend to the changes of the labor market, it must educate technicians who are able to accompany the technologies that are changing day by day. Today's labor market values versatile and resilient technicians, with high capacity for problem solving, decision making, and team working. Furthermore, the constant need for renewal in businesses makes them seek, through research, the creation of new products, the enhancement of existing ones, and the improvement of processes to be able to keep themselves in evidence in an increasingly competitive world. Because of this, the professional with a background in research stands out among the others in the companies. It was thinking about this, that this study was prepared, aiming to investigate the importance of the teaching approach through a research on the learning process of the technical school student, and the contribution of this research training to professionals in the chemical industry. The study involved companies and institutions of the chemical segment of the Vale dos Sinos and the metropolitan area of Porto Alegre. One of it’s specific objectives was to assess whether the needs identified by them on the technical and scientific training for mid-level, active technical professionals in the field of chemistry are being met by the curricular skills taught in the courses of the technical program. With that objective, the technical chemistry course plan of a technical school in the city of Novo Hamburgo was evaluated and questionnaires were developed, and later applied to egressed students and managers who work in Research and Development, and to students of this course. The study’s results showed that there are significant associations between the thoughts of managers and egressed students regarding the skills necessary for the performance of the chemistry technician in the areas of Research and Development. "Group work", "proactivity", "analysis and interpretation of data", and "problem solving" were specially singled out. Similarly, the findings for egressed and current students line up significantly when it comes to the improving in research training, highlighting "analysis and interpretation of data", "proactivity", "training in research methodology and statistics" and "problem solving and group work". It becomes evident, from these results, how, to managers, egressed and current students, training in research is leading to developing the skills exhibited by this study.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/141352
Arquivos Descrição Formato
000992877.pdf (3.171Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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