Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeus, Sandra Batista dept_BR
dc.contributor.authorUmpierre, Gisele Americo Pirespt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:09:53Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141357pt_BR
dc.description.abstractNo meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor.pt_BR
dc.description.abstractNo meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectInfluences on televisionen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEducação infantil : o papel da televisãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989748pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples