Repositório Digital

A- A A+

Depressão na infância : uma revisão de literatura

.

Depressão na infância : uma revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Depressão na infância : uma revisão de literatura
Autor Fraga, Bibiana Pereira de
Orientador Henn, Camila Guedes
Co-orientador Piccinini, Cesar Augusto
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervenção.
Assunto Família
[en] Childhood depression
[en] Diagnosis
[en] Symptoms
[en] Treatment
Resumo A depressão infantil é um transtorno muito complexo e é decorrente de múltiplos fatores, apresentando um surgimento crescente nas últimas décadas. A sintomatologia apresenta semelhanças com a depressão no adulto, porém apresenta algumas peculiaridades decorrente da etapa de desenvolvimento e maturidade próprias da infância. No levantamento bibliográfico realizado para este estudo, os diversos autores abordam o tema enfocando os aspectos da história da doença, prevalência, etiologia, sintomatologia, avaliação e diagnóstico, bem como a importância de pais e professores no tratamento e na prevenção. Família e escola constituem importante rede de apoio com caráter protetivo ou preditivo da doença, devendo portanto estarem incluídas nas estratégias de tratamento. Os principais sintomas mencionados como baixa autoestima, agressividade, apatia e problemas escolares são vivenciados pela criança com intenso sofrimento, que podem levar a comportamentos auto destrutivos, chegando até mesmo ao suicídio. A prevenção não dispensa o tratamento, devendo favorecer as relações vinculares afetivas positivas e proporcionar vivencias favoráveis para o desenvolvimento saudável. Embora o avanço na identificação dos sintomas da depressão infantil, bem como métodos avaliativos, há necessidade de maiores aprofundamentos na questão deste transtorno na infância.
Abstract Child depression is a complex disorder and is due to multiple factors, presenting a growing emergence in recent decades. Symptoms shows similarities with depression in adults, but has some peculiarities arising from the development stage and own childhood maturity. In the literature review conducted for this study, the various authors approach the subject focusing on the aspects of the history of the disease, prevalence, etiology, symptoms, assessment and diagnosis, as well as the importance of parents and teachers in the treatment and prevention. Family and school are an important support network with protective or predictive nature of the disease and should therefore be included in treatment strategies. The main symptoms mentioned as low self-esteem, aggression, apathy and school problems are experienced by children with intense suffering, which can lead to destructive behavior self, even to the suicide. Prevention not providing treatment and should promote positive affective vinculares relations and provide favorable vivencias for healthy development. Although progress in the identification of symptoms of childhood depression and evaluation methods, there is need for further insights on the issue of this disorder in childhood.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141362
Arquivos Descrição Formato
000992358.pdf (135.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.