Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenn, Camila Guedespt_BR
dc.contributor.authorFraga, Bibiana Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:09:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141362pt_BR
dc.description.abstractA depressão infantil é um transtorno muito complexo e é decorrente de múltiplos fatores, apresentando um surgimento crescente nas últimas décadas. A sintomatologia apresenta semelhanças com a depressão no adulto, porém apresenta algumas peculiaridades decorrente da etapa de desenvolvimento e maturidade próprias da infância. No levantamento bibliográfico realizado para este estudo, os diversos autores abordam o tema enfocando os aspectos da história da doença, prevalência, etiologia, sintomatologia, avaliação e diagnóstico, bem como a importância de pais e professores no tratamento e na prevenção. Família e escola constituem importante rede de apoio com caráter protetivo ou preditivo da doença, devendo portanto estarem incluídas nas estratégias de tratamento. Os principais sintomas mencionados como baixa autoestima, agressividade, apatia e problemas escolares são vivenciados pela criança com intenso sofrimento, que podem levar a comportamentos auto destrutivos, chegando até mesmo ao suicídio. A prevenção não dispensa o tratamento, devendo favorecer as relações vinculares afetivas positivas e proporcionar vivencias favoráveis para o desenvolvimento saudável. Embora o avanço na identificação dos sintomas da depressão infantil, bem como métodos avaliativos, há necessidade de maiores aprofundamentos na questão deste transtorno na infância.pt_BR
dc.description.abstractChild depression is a complex disorder and is due to multiple factors, presenting a growing emergence in recent decades. Symptoms shows similarities with depression in adults, but has some peculiarities arising from the development stage and own childhood maturity. In the literature review conducted for this study, the various authors approach the subject focusing on the aspects of the history of the disease, prevalence, etiology, symptoms, assessment and diagnosis, as well as the importance of parents and teachers in the treatment and prevention. Family and school are an important support network with protective or predictive nature of the disease and should therefore be included in treatment strategies. The main symptoms mentioned as low self-esteem, aggression, apathy and school problems are experienced by children with intense suffering, which can lead to destructive behavior self, even to the suicide. Prevention not providing treatment and should promote positive affective vinculares relations and provide favorable vivencias for healthy development. Although progress in the identification of symptoms of childhood depression and evaluation methods, there is need for further insights on the issue of this disorder in childhood.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhood depressionen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSymptomsen
dc.subjectDiagnosisen
dc.subjectTreatmenten
dc.titleDepressão na infância : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.identifier.nrb000992358pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervençãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples