Repositório Digital

A- A A+

Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto

.

Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
Autor Hessler, Juliana de Campos
Orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Compreensão de texto
Leitura
[en] Reading
[en] Reading comprehension
[en] Text mining
Resumo Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.
Abstract This work presents a investigation about reading and strategies which may be used to help the student in the understanding of texts, describing how the use of a text mining tool can support this process. A theoretical background about reading, its processes and strategies on literacy is presented in the paper. Then, a method for the use of a particular text mining tool is proposed as a way to support reading. After that, the paper presents an experiment about the use of such method with twenty 5 grade students who had to read a literature text. The results of the experiment demonstrated that the method enabled the students to explore the text and have a deeper understanding of it.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141364
Arquivos Descrição Formato
000991458.pdf (575.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.