Repositório Digital

A- A A+

Arte educação e museus virtuais

.

Arte educação e museus virtuais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arte educação e museus virtuais
Autor Tassi, Lia Regina Roveda
Orientador Reategui, Eliseo
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Arte
Escola
Museus
[en] Arts
[en] Education
[en] Virtual museums
Resumo O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o acesso aos museus virtuais pode contribuir para a compreensão do que é arte, permitindo aos alunos conhecer diferentes artistas e suas obras. Neste sentido, o estudo realizado faz uma análise das artes como forma de educação através da utilização de métodos de aprendizagem alternativos, mais precisamente a visita aos chamados “museus virtuais”. É da consciência de todos, a grande importância que as artes ocupam na educação e no aprendizado dos alunos. Porém, a dificuldade de acesso as mais variadas formas de arte (teatro, cinema, museus, etc.) impede que, uma grande parcela dos estudantes tenha a possibilidade de desenvolver um pensamento crítico advindo do contato com as artes. Na tentativa de facilitar o acesso aos museus, a internet se tornou uma grande aliada. A criação dos sites dos museus foi o primeiro passo para revolucionar os métodos de visita ao conteúdo desses. A aproximação dos museus, com a escola, através das “visitas virtuais”, deu abertura a um novo método de ensino. Aproximando o aluno da informática, o professor dá a ele a possibilidade de conciliar e abordar diversos temas, ampliando as áreas de conhecimento. Durante a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa com os alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. A pesquisa envolveu seções de visitas a dois museus virtuais, demonstrando que tal atividade foi capaz de sensibilizar os alunos com relação à importância da arte, e levou-os a conhecer melhor as obras e os artistas expostos nestes museus.
Abstract The present work aims to investigate how the access to virtual museums can contribute to the understanding of what is art, allowing students to learn about different artists and their works. In this sense, the study provides an analysis of the arts as a means of education through the use of alternative learning methods, specifically the visit of so called "virtual museums". It is the conscience of all, the great importance that the arts occupy in education and student learning. However, the difficulty of access to the most varied forms of art (theater, cinema, museums, etc..) prevents a large portion of students have the possibility to develop critical thinking arising from contact with the arts. In an attempt to facilitate access to museums, the internet became a great ally. The creation of the museum site was the first step to revolutionize the methods of access to such content. The approach of museums, with the school through the "virtual visits", has opened a new teaching method. Approaching the student of computer science, the teacher gives him an opportunity to reconcile and address various themes, broadening the areas of knowledge. During the preparation of a research study was conducted with students from 6th, 7th, 8th grade from the Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia - Porto Alegre/RS. The research involved sections of visits to two virtual museums, demonstrating that this activity was able to sensitize the students about the importance of art, and led them to better understand the works and artists on display in these museums.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141366
Arquivos Descrição Formato
000991663.pdf (185.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.