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Análise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul

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Análise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul

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Título Análise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul
Autor Morch, Roberta B.
Orientador Reategui, Eliseo
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Portal
Professor
Tecnologia educacional
Resumo Os objetivos desse estudo foram avaliar o Portal Educacional Ludus, apontando pontos positivos e negativos relacionados a aspectos pedagógicos e técnicos, buscando identificar os motivos pelos quais o portal avaliado não é utilizado pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os participantes do estudo foram os 45 professores dos laboratórios de informática e professores de uma das escolas do município. O referencial teórico apresenta uma discussão sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola baseada em autores como Moran, Tavares e também apresenta os conceitos de avaliação de portais e software educacionais baseada nos autores Reategui, Carvalho e Nunes. A análise dos dados permitiu a identificação de alguns problemas técnicos do Portal Ludus e o estabelecimento de algumas relações entre estes e a não utilização do portal pelos professores. Os principais resultados mostram que o portal é percebido pelos entrevistados como algo desatualizado e sem atrativos para a aprendizagem dos alunos. Os entrevistados justificam o pouco (ou não) uso do portal por não apresentar elementos interativos capazes de atrair a atenção dos alunos. A observação de uma escola e a leitura do relatório do professor de informática mostram duas abordagens distintas: uma com o uso do portal como uma ferramenta a mais nas aulas de informática; a outra baseada em atividades nas aulas de informática sem o uso do portal. A importância da Secretária de Educação em capacitar os professores para o domínio das tecnologias presentes nos contextos sociais é partilhada pelos entrevistados e percebida como uma expectativa dos professores. Os resultados do estudo poderão contribuir para aprofundar a compreensão do processo de apropriação da informática no contexto escolar e para a definição de programas de qualificação profissional.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141367
Arquivos Descrição Formato
000990214.pdf (750.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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