Repositório Digital

A- A A+

Computador : como o laboratório de informática pode ser utilizado pelos professores de educação infantil visando melhorar/qualificar a sua prática?

.

Computador : como o laboratório de informática pode ser utilizado pelos professores de educação infantil visando melhorar/qualificar a sua prática?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Computador : como o laboratório de informática pode ser utilizado pelos professores de educação infantil visando melhorar/qualificar a sua prática?
Autor Rutsatz, Terezinha Aparecida Canani
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador
Educação infantil
Formação de professores
Laboratório de informática
Tecnologia educacional
Resumo O presente trabalho é o resultado de uma reflexão sobre a utilização do Computador no Laboratório de Informática de uma Escola Municipal de Educação Infantil, no Município de Montenegro – RS. Pelas professoras dessa instituição, com o objetivo de qualificar e ou melhorar suas práticas docentes. Através de conversas com as educadoras, de ferramentas como um questionário respondido pelas mesmas e de consulta a diversos materiais que abordam o tema Mídias na Educação e Informática Educativa, procuro expor de forma clara, o resultado obtido com esse estudo. Sabemos que o computador é uma ferramenta muito útil no processo de ensinoaprendizagem, sendo um estímulo às pesquisas, ao raciocínio e até mesmo permitindo a diminuição da evasão escolar. A inclusão da “Tecnologia Educacional” decorre das mudanças constantes pelas quais o mundo passa, em função da quebra de barreiras culturais e econômicas, a rapidez com que o conhecimento das diversas áreas do saber se multiplica e o acesso a novas informações se intensifica. Isto coloca para a escola novos desafios: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidade aqueles que não têm acesso à informática e se comunicar, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para seus problemas. O presente estudo buscará embasamentos teóricos do construtivismo, Nas teorias de Piaget, e outros que já trazem em seus trabalhos algumas premissas da caracterização da postura do professor no ambiente tecnológico inovador, de uma aprendizagem que incorpora o uso do computador. Isto implica que no ato de integração professor – informática, é importante ao educador compreender os aspectos inerentes ao conhecimento da ferramenta – os conceitos computacionais e as relações existentes entre os conteúdos envolvidos. Essa associação do computador ao ato de educar, ratifica os postulados do construtivismo onde o aluno aprende fazendo. Todo profissional da educação deve ter clareza sobre a necessidade de adquirir conhecimentos específicos de informática, minimamente básicos, para entender e se engajar na cultura contemporânea. Afinal, atuar com Educação é estar constantemente se atualizando, se educando, e, do ponto de vista das novas tecnologias, estar conhecendo, entendendo, questionando e incorporando as mudanças tecnológicas na perspectiva da qualidade de vida.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141368
Arquivos Descrição Formato
000990626.pdf (352.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.