Repositório Digital

A- A A+

A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.

.

A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
Autor Marques, Paula Fogaça
Orientador Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Ambiente virtual
Ensino superior
Evasão
[en] Dropout
[en] Higher education distance
[en] Virtual learning environment
Resumo Esta monografia investigou sobre quais os motivos que estão relacionados à evasão ocorrida no curso de Ensino Superior a Distância em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, buscou-se referencial teórico sobre evasão na Educação a Distância, principalmente relacionada aos cursos de ensino superior. A questão da evasão tornou-se foco de estudo porque através desta experiência foi possível observar os altos índices de evasão, dos 50 alunos da turma 1 restam hoje 22 alunos e da turma 2 que iniciou com 30 alunos apenas 9 ainda continuam. A temática surgiu do interesse de estudar, entender e propor estratégias que possibilitem que este índice seja reduzido nas próximas edições deste e de outros cursos. O contexto de estudo envolveu 80 alunos da disciplina Introdução a EAD Polo UAB do Balneário Pinhal do referido curso, sendo participantes desta pesquisa 30 alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados de questionário elaborado sobre o PLAGEDER- UFRGS. O questionário contou com uma parte inicial para conhecimento do perfil do entrevistado e seis questões sobre o uso das ferramentas do curso e de possíveis motivos para afastamento/desistência do mesmo com cinco opções construídas a partir da escala liquert e duas últimas questões, sendo uma para sugestões para que o curso tenha melhores resultados de permanência dos alunos e de inserção de comentários livres. Como resultados obteve-se muitas respostas favoráveis ao uso das mídias como ferramentas de aprendizagem, algumas colocações sobre a evasão e a metodologia e também sugestões que podem contribuir para a permanência dos discentes no referido curso.
Abstract This monograph investigated the reasons related to dropouts occured in the PLAGEDER (Distance Education in Planning and Management in Rural Development) course offered by UFRGS (Federal Universty of Rio Grande do Sul). We first looked for theory regarding higher education distance dropouts. The issue of dropouts has become a focus of study because through this experience was observed high dropouts rates. There are currently 22 students in class 1, which started with 50 students. Also, class 2 started with 30 students and now only has 9. The theme came from the interest to study, understand and propose strategies that enable this rates to be reduced in futures editions of this and other courses. The context of the study involved 80 students attending the course Introduction to the EAD UAB Polo Pinhal of that course, and 30 students participing in this research. The methodology used was case study. The case study consited of constructing a theoretical framework, construction, implementation and analysis of the results of a questionnaire on PLAGEDER-UFRGS. The questionnaire had some initial knowledge of the profile of the interviewee and six questions about using the tools of the course and possible reasons for withdrawal/cancellation from it. Five options, constructed from Likert scale. And two last questions, one for suggestions for the course has the best results of remaining students and the inclusion of open-ended comments. The results we obtained many favorable responses to the use of media as a learning tool, a few statements about avoidance and methodology and also suggestions that may contribute to the persistence of students in that course.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141372
Arquivos Descrição Formato
000991711.pdf (930.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.