Repositório Digital

A- A A+

Contribuições das mídias no processo de aprendizagem do ensino médio : reflexões a partir de um estudo de campo

.

Contribuições das mídias no processo de aprendizagem do ensino médio : reflexões a partir de um estudo de campo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições das mídias no processo de aprendizagem do ensino médio : reflexões a partir de um estudo de campo
Autor Hautzinger, Juliana
Orientador Silveira, Paloma Dias
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Ensino médio
Metodologia
Mídia
Professor
Resumo Este trabalho tenta mostrar como as mídias (TV, Vídeo, Computador e Internet) podem auxiliar no processo da aprendizagem no Ensino Médio. Tem os seguintes objetivos: identificar as dificuldades e facilidades no manejo das mídias por professores e alunos no Ensino Médio; reconhecer as principais metodologias e os modos de aprendizagem com o uso das mídias, tendo em vista suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre mídias, dando ênfase ao computador e à internet, bem como sobre os modos de aprendizagem e as metodologias que se destacam com o uso das mídias. Abordamos também a questão da alfabetização e da fluência digital. O presente trabalho realiza uma pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de questionário para treze professores e cinqüenta e sete alunos do ensino médio de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Osório – Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada permitiu identificar diferentes aspectos das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio bem como a respeito dos processos de aprendizagem por professores e alunos. As estatísticas mostram que professores e alunos usam as mídias, principalmente computador e internet, para se comunicarem e obterem informações. As mídias são uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem, porém seu uso ainda é restrito a poucos professores em suas práticas pedagógicas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141380
Arquivos Descrição Formato
000991461.pdf (542.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.