Repositório Digital

A- A A+

Indicadores de regressão e de crescimento do primogênito no processo de tornar-se irmão através do teste das fábulas

.

Indicadores de regressão e de crescimento do primogênito no processo de tornar-se irmão através do teste das fábulas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Indicadores de regressão e de crescimento do primogênito no processo de tornar-se irmão através do teste das fábulas
Autor Peretta, Janaina
Orientador Oliveira, Débora Silva de
Co-orientador Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervenção.
Assunto Família
Resumo Tornar-se irmão é um momento significativo do desenvolvimento infantil que gera na criança certas ansiedades e expectativas. Este estudo investiga indicadores de regressão e de crescimento no processo de tornar-se irmão através de um teste projetivo. Utilizaram-se os indicadores de regressão e de crescimento propostos em estudo inicial com menor amostra (Oliveira & Lopes, 2013). Foi aplicado aos participantes o instrumento Teste das Fábulas e realizada a análise qualitativa de conteúdo. Participaram 25 primogênitos pré-escolares, cujas mães estavam no terceiro trimestre gestacional do primeiro irmão. Os resultados constataram que indicadores de regressão do primogênito são mais evidentes durante a gestação materna do segundo filho do que os de crescimento. Entre os indicadores mais prevalente estão a busca de um genitor, fantasia de morte e sentimentos de exclusão e rejeição. Já os indicadores de crescimento do primeiro filho, ainda que em menor incidência, apareceram por meio de aceitação de regras e de responsabilidades, de culpabilidade e autopunição, e de superação. Também foi ratificada a utilização do Teste das Fábulas como adequada para identificar indicadores de regressão e de crescimento do primogênito nesta etapa do ciclo de vida familiar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141381
Arquivos Descrição Formato
000992381.pdf (126.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.