Repositório Digital

A- A A+

O computador no ensino e aprendizagem de matemática : desafio para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Passo fundo

.

O computador no ensino e aprendizagem de matemática : desafio para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Passo fundo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O computador no ensino e aprendizagem de matemática : desafio para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Passo fundo
Autor Siveris, Marinez
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador
Matemática
Professor
[en] Computer use
[en] Continuous formation
[en] Methodological propositions
[en] Teaching and learning of mathematics
Resumo O presente estudo constitui-se numa reflexão sobre as implicações do computador para o ensino aprendizagem de matemática, uma vez que as preocupações dos professores de matemática se acentuam, à medida que o baixo rendimento escolar dos alunos é verificado em avaliações externas. Na tentativa de compreender como o computador pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática, num primeiro momento faz-se uma reflexão sobre o uso de recursos tecnológicos, em particular do computador, pois, como a grande maioria das escolas da rede municipal de ensino de Passo Fundo se encontra informatizada, esses precisam ser explorados em todo o seu potencial, a fim de trazer ganhos significativos para o processo educativo, em especial para a disciplina de Matemática. Dentre os problemas de aprendizagem nos currículos escolares, a matemática tem sido apontada como uma das causas dessas dificuldades. Na sequência, contextualizou-se a importância da formação continuada dos professores como forma de refletir sobre a prática, para o entendimento de que os conceitos matemáticos são saberes que não podem ser transmitidos, mas precisam ser construídos pelos alunos a partir de suas vivências, ou saberes empíricos fundamentados por saberes científicos. O estudo apresenta uma análise das concepções dos professores de matemática da rede municipal de ensino de Passo Fundo sobre as implicações do computador para o ensino e a aprendizagem de matemática. Vigotski, Piaget, Mühl, Carrher constituem a base teórica do trabalho, juntamente com autores como Valente, além de outros que abordam a questão da importância do computador no processo educativo e questões pedagógicas em geral. O objeto de estudo constitui-se da análise dos dados obtidos por meio dos instrumentos aplicados aos participantes da pesquisa, segundo uma abordagem qualitativa. Por meio deste estudo, foi possível observar que o computador é uma importante ferramenta para o ensino e a aprendizagem da matemática, pois, como instrumento articulador no desenvolvimento de estruturas cognitivas, é um importante aliado na construção de conceitos matemáticos.
Abstract The present study constitutes a reflection on the implications of computer for teaching and learning of mathematics, once the mathematics teacher’s concerns are accentuated, the measure of the low school income of the students is verified by external avaliations. On the attempt of comprehending how the computer can contribute for the improvement of teaching and learning mathematics, at a first moment is made a reflection about the use of technological resources, privately of the computer because, since the great majority of municipal schools of Passo Fundo finds themselves computerized, these needs to be explored on its whole potential, in order to bring meaningful gains for the teaching process, especially on the Mathematics subject. Among the learning assets at the school’s curricula, mathematics has been pointed as one of the learning difficulties causes. In the contextualized sequence of the teacher’s continuous formation on a way of reflecting about the practice, for the understanding that the mathematics concepts are knowledge that cannot be transmitted, but constructed by the students starting on their life experiences or empirical knowledge based on scientific knowledge. The studies show an analysis of the conceptions of the Passo Fundo municipal mathematics teachers, about the computer’s implications for the teaching and learning of mathematics. Vigotski, Piaget, Mühl, Carrher build up the theorical work bases, together with other authors like Valente, besides others that address the computer’s importance on the teaching process and pedagogical questions in general. The study objective is built up from the analysis of the obtained data by applied intruments to the research participants, following a qualitative approach. By this study, it was possible to observe that the computer is an important tool for the teaching and learning of mathematics, because, as an articulated instrument at the cognitive structure development, is an important ally on the building up of mathematical concepts.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141384
Arquivos Descrição Formato
000990870.pdf (912.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.