Repositório Digital

A- A A+

As condutas de risco e o desafio do uso ético e legal dos espaços virtuais de aprendizagem multimídia as escolas da Rede Municipal de São Leopoldo.

.

As condutas de risco e o desafio do uso ético e legal dos espaços virtuais de aprendizagem multimídia as escolas da Rede Municipal de São Leopoldo.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As condutas de risco e o desafio do uso ético e legal dos espaços virtuais de aprendizagem multimídia as escolas da Rede Municipal de São Leopoldo.
Autor Ramos, Luciana Domingues
Orientador Zavaski, Ediana
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na educação.
Assunto Direito digital
Ensino
Escola
Internet
[en] Digital education
[en] Digital rights and laws
[en] Safe internet
Resumo O presente estudo pretende oportunizar um olhar sobre a utilização segura e legal dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia (EVAM) das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São Leopoldo, objetivando conhecer o uso que fazem as escolas da tecnologia, levantar os pontos críticos envolvendo Direito Digital nas escolas, na visão dos professores do EVAM do município e identificar as estratégias que são utilizadas no sentido de promover uma utilização legal e segura da Internet. Para isso, através da pesquisa, realizou-se o levantamento de questões e dados acerca dos limites de utilização de cada escola. A análise dos dados teve seu foco nas evidências encontradas e na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida. Nesse estudo, os relatos sugerem que existe certa preocupação com a segurança e uso ético e legal dos espaços, mas ainda com ações muito pontuais e limitadas a algumas instituições. Enquanto rede municipal de ensino, não se observou o estabelecimento de um protocolo mínimo de ações a serem adotadas pelas escolas. A quantidade de pontos sugeridos nas respostas a respeito de eventuais formações relacionadas à segurança na Internet e utilização do EVAM, respeitando as leis vigentes, indica a existência de alguns interesses e uma pré-disposição dos sujeitos a desenvolver ações nesse sentido. Para o início de uma caminhada enquanto rede, o estabelecimento de um protocolo de proteção seria interessante, na medida em que estabeleceria algum parâmetro para as instituições que ainda não elaboraram nada nesse sentido. Os resultados encontrados demonstram a importância do desenvolvimento de um trabalho voltado para a formação de usuários responsáveis, e oferecem outras questões que podem ser discutidas em novas pesquisas nesta área.
Abstract This study intends to open the opportunity of a look over the Virtual Spaces of Multimedia and Schooling’s (EVAM), from municipal Primary Schools from São Leopoldo, legal and safe use, aiming to know how schools use the technology, enlighten the critical points evolving school’s Digital Rights and Laws from EVAM’s teachers’ point of view, and identifying the strategies used to promote a safe and legal use of the Internet. To do so, through research, the points and the data about each school’s using limits were raised. The data analysis was focused on evidences, found during the research, and on the knowledge acquired with theoretical. In this study, the reports suggest that there actually is a certain preoccupation about safety and legal use of the spaces, but still too punctual and too limited. The establishment of a minimal protocol of actions to be taken by schools was not seen inside the municipal network of education. When asked about trainings related to EVAM and Internet use, according to the current laws, the amount of suggestions found in these answers points into the existence of some interests and some predisposition to develop actions in this direction. To begin a walk as a network, the establishment of a protection protocol would be interesting, as long as it would establish references directed to institutions which have not prepared anything at this sphere. The results found in the research show the importance of developing a work turned specifically to the training of responsible users, and also, it offers several questions that might be discussed in new researches in this same area.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141385
Arquivos Descrição Formato
000990022.pdf (2.168Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.