Repositório Digital

A- A A+

As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar

.

As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar
Autor Spellmeier, Marli Bertolini
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Cotidiano escolar
Informática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Computers
[en] Education
[en] Teaching-learning
[en] Technology
Resumo Este trabalho apresenta o tema, As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar. Diante do novo cenário de mundo o uso das TICs na educação é de extrema importância pois, se encontra presente em todas as áreas do conhecimento humano, e emerge em todos os setores mundiais. O computador é o principal instrumento deste avanço, e frente a este novo cenário, o uso das TICS na educação nas séries finais, e na formação dos profissionais que atuam neste campo é de fundamental relevância. Diante deste contexto surge o problema de como ss tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas pedagogicamente como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental, e se caracteriza como descritiva, qualitativa , e tem como população doze (12) estudantes pesquisados da Escola Estadual de Ensino Médio, situada, na Rua Auguto Gärtner n° 289, Município de Imigrante RS. Apresenta pressupostos teóricos contemplando o conhecimento sobre a tecnologia da informática na educação, auxiliado nas visões de vários autores muito importantes entre eles, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, entre outros. Esta pesquisa deixa uma reflexão, que introduzir novas mídias na escola significa cuidar melhor do estudante, pois a Informática na educação deve ser contemplada com a excelência que ela merece.
Abstract This work presents the theme, Information Technologies and Communication Technologies (ICTs) in schools. In the new world scenario of the use of ICTs in education is extremely important because it is present in all areas of human knowledge, and emerges in all sectors worldwide. The computer is the main instrument of progress, and deal with this new scenario, the use of computer technology in education early in the series, and the training of professionals who work in this field is of fundamental importance. Given this context arises the problem, as the technology of computing can be used as a pedagogical tool for teaching contribution in the process of teaching learning in the initial series of basic education? This research aims to examine the overall use of Information Technology as a tool for assistance in the educational process of teaching learning in the initial series of basic education, and is characterized as descriptive, qualitative and ethnographic-type, and has as population twenty eight (28) studient searched State of the School of Escola Estadual de Ensino Médio Vinte e Cinco de Maio, located at Rua Augusto Gartner No. 289, Municipality of Imigrante RS, with a sample simple and intentional and is used as a tool to search roadmap for interview. Presents assumptions contemplating theoretical knowledge about the technology of computing in education, helped the visions of several authors very important among them, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, among others. This research leaves a reflection, which introduce new media in school means better care of the student because the Computers in education should be included with the excellence that it deserves.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141391
Arquivos Descrição Formato
000990933.pdf (748.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.