Repositório Digital

A- A A+

Softwares educacionais para a construção da aprendizagem

.

Softwares educacionais para a construção da aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Softwares educacionais para a construção da aprendizagem
Autor Mombaque, Sandra Teresinha Mombach de
Orientador Flores, Maria Lúcia Pozzatti
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Escola
Informática
Professor
Software
Tecnologia educacional
[en] Computer
[en] Early childhood education
[en] School
[en] Software
Resumo A presente pesquisa apresenta um estudo bibliográfico sobre o questionamento: Como acontece a construção do conhecimento de informática em alunos de seis a oito anos? Piaget - que em sua teoria psicogenética, procura estabelecer leis e princípios do desenvolvimento humano possibilitaram a análise de que permitiu classificar a relação entre o desenvolvimento cognitivo da criança e como acontece a construção dos conhecimentos de informática em alunos dos seis aos oito anos, destacando que esta relação acontece de forma gradativa, uma vez que a criança vai construindo o pensamento através da apropriação das estruturas e das formas de incentivos que lhes são apresentadas, que tanto as interações com os sujeitos, quanto à interatividade que os recursos informatizados adequados a faixa etária, possibilitam a formação de alunos capazes de construir sua própria aprendizagem, de aprender a aprender - habilidade necessária para toda vida. Entende-se que o resultado da aprendizagem constatada nesta pesquisa, define a atuação da escola e do profissional da educação infantil na utilização de softwares e do computador como ferramentas nos processos educacionais, como os benefícios e malefícios causados por eles constatados.
Abstract This research presents a bibliographical study on the question: As the construction of knowledge information technology students in six to eight years? Piaget - who in their psychogenic theory, seeks to establish laws and principles of human development that allowed the analysis allowed to classify the relationship between cognitive development and, like the construction of knowledge information technology students in the six to eight years, noting that this relationship occurs gradually, as the child builds thinking through the ownership of the structures and forms of incentives presented to them, that the interactions with the subjects, as the interactivity that adequate computer resources to age range, allow the formation of students able to construct their own learning, learning to learn - skills necessary for life. It is understood that the learning outcomes observed in this study defines the role of school and vocational education of children in the use of software and computer as tools in the educational processes, as the benefits and harm caused by them are discovered.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141405
Arquivos Descrição Formato
000989796.pdf (380.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.