Repositório Digital

A- A A+

O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil

.

O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
Autor Oliveira, Tana Ourique de
Orientador Zavaski, Ediana
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Blog
Educação infantil
Professor
[en] Blog
[en] Child education
[en] Registers
Resumo A presente pesquisa objetiva identificar a contribuição do registro da prática de sala de aula em ferramentas da web 2.0, como os blogs, especialmente para as turmas de berçários e também outras da educação infantil. Além disso, verificar os benefícios da troca de experiências com outros profissionais para a qualificação do trabalho com Berçários, constatar os benefícios que a criação do blog trouxe para o reconhecimento da EMEI Raio de Sol e para o trabalho realizado nela e examinar como esta experiência de registro em web 2.0 contribui para a qualificação dos profissionais de outras turmas da escola. Além de priorizar o estudo teórico, este trabalho se propôs a, efetivamente, analisar o uso da ferramenta tecnológica blog como recurso pedagógico na educação infantil. Esses propósitos foram considerados concretizados, tendo em vista os resultados apresentados na pesquisa com professoras de educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, de Esteio, e pelo interesse delas em conhecer ou continuar utilizando essa ferramenta como forma de registro de sua prática após o término desta pesquisa. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta de dados com aplicação de questionários e análise das respostas. Podendo-se concluir com este estudo que a ferramenta blog, utilizada como recurso pedagógico, seja como registro da prática cotidiana ou como socialização de saberes e troca de experiências, só qualifica o trabalho com a Educação Infantil, possibilitando ao professor refletir sobre suas ações, seu trabalho e repensar o planejamento em prol da aprendizagem e dos interesses dos alunos atendidos.
Abstract This research to intend identifies the contribution of the register of the WEB 2.0, like blogs, in the classroom practice, mainly in baby class or other classes in child education. Moreover, this research verifies the profits from experience changes of the professionals to qualify the baby class work. Besides, it establishes the recognition of EMEI Raio de Sol after blogs using. Finally, this work examines how the experience in WEB 2.0 register contributes to qualification of other professionals in the school. It prioritizes the theoretical study and analyses blogs using as a pedagogical resource in child education. These purposes are considered realized after results presented in research from questionnaires applied in child education teachers of Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, in Esteio. It shows teacher interests in know and use blogs as a register of their practice. This research was developed from data collecting from questionnaires after their answers analysis. Finally, it concludes that blog, using as a pedagogical resource, everyday at school or in experience changes, qualifies the child education work. It makes possible teachers think better their work actions besides reflecting planning about students’ interests and their learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141406
Arquivos Descrição Formato
000990230.pdf (539.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.