Repositório Digital

A- A A+

Objeto de aprendizagem para educação especial

.

Objeto de aprendizagem para educação especial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Objeto de aprendizagem para educação especial
Autor Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld
Orientador Bulegon, Ana Marli
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação especial
Objeto de aprendizagem
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Holders of special educational needs (PNEEs)
[en] Information and communication technology (ICT)
[en] Learning object
[en] Special education teachers
Resumo Esta monografia investiga os objetos de aprendizagem utilizados pelos professores que atuam em escolas públicas, numa perspectiva da Educação Inclusiva e enfoca os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – PNEEs no processo de ensino e de aprendizagem. Os participantes da pesquisa responderam um questionário online, segundo um termo de consentimento livre e esclarecido, composto por dados de identificação, com perguntas abertas e fechadas sobre educação especial e o uso de objeto de aprendizagem na sua prática educativa. Os procedimentos para apreciação dos dados foram submetidos a uma análise estatística descritiva. As questões abertas e fechadas foram categorizadas de forma qualitativa, as quais foram agrupadas por temas abordados e por proximidade de assunto. Além disso, enfoca-se as leis para a educação especial e o PNEEs com o objetivo de apoiar processos de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, nas respectivas unidades de ensino. Bem como, seus apontamentos e a sua compressão sobre objetos de aprendizagem para educação especial. Em suma, esquadrinhou-se o uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicação, interação, colaboração e cooperação para a superação de suas limitações e construção de conhecimento, visto como torna significativa o processo de inclusão social em uma sociedade de excluídos.
Abstract This monograph investigates the learning objects used by teachers working in public schools, a view of Inclusive Education and focuses on the Individuals with Special Educational Needs - PNEEs in the teaching and learning. Survey participants answered a questionnaire online, according to a term of informed consent, consisting of identification data, with open and closed questions about special education and the use of learning objects in their educational practice. The procedures for consideration of the data were subjected to descriptive statistical analysis. The open and closed questions were categorized in a qualitative way, which were grouped by topics and, by proximity to the subject. Moreover, it focuses on are the laws for special education and PNEEs with the objective of supporting the learning process of students with special educational needs in their teaching units. As well, his notes and its compression on learning objects for special education. In sum, scanned the use of computational tools that address the development of communication, interaction, collaboration and cooperation in overcoming their limitations and construction of knowledge, seen as making significant process of social inclusion in a society of outcasts.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141407
Arquivos Descrição Formato
000991656.pdf (1.787Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.