Repositório Digital

A- A A+

Análise e utilização de blogs como recurso didático em biologia no ensino médio

.

Análise e utilização de blogs como recurso didático em biologia no ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise e utilização de blogs como recurso didático em biologia no ensino médio
Autor Mohr, Marlene Rossetti
Orientador Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Aprendizagem significativa
Biologia
Blog
Ensino médio
Resumo Este trabalho situa-se na linha de pesquisa em Informática na Educação, abordando especificamente a análise, utilização e exploração de Blogs como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia do Curso de Ensino Médio. A partir da exploração de Blogs o aluno poderá pesquisar, analisar, refletir e buscar soluções para resolver problemas ao mesmo tempo em que se apropria das tecnologias digitais. Este estudo tem como objetivo investigar as possibilidades de uso pedagógico dos Blogs como recurso de aprendizagem no ensino da Biologia, o qual necessita respaldar-se em materiais concretos, atividades práticas e, em recursos tecnológicos que potencializem a compreensão das aulas teóricas. Uma das dificuldades para a compreensão deste componente curricular é seu conteúdo ser amplamente inserido no mundo microscópio, que dificulta a compreensão do estudante, se não houver um trabalho docente esclarecedor. Utilizou-se, como ambiente de aprendizagem, a tecnologia dos Blogs. Para isso, apresenta-se, inicialmente, o conceito de Blog, suas características, possibilidades de utilização na educação e, principalmente, como ferramenta de apoio à construção dos conhecimentos de Biologia. Com a finalidade de verificar a ocorrência dessas interações nos blogs foram examinados alguns blogs voltados especificamente na área de Biologia, através de análise qualitativa dos conteúdos nele existentes, analisando as características e suas contribuições no processo aprendizagem. Os resultados evidenciaram a possibilidade real de utilização de Blogs de Biologia no processo de ensino e aprendizagem e propõem o uso crítico e criativo dessa tecnologia. Cabe ao professor estar sempre atualizado, capacitado a utilizar os blogs adequadamente. Os blogs são vistos como um recurso tecnológico que enriquece as aulas, tornando-as mais atrativas, despertando a curiosidade, o interesse dos alunos e atendendo os objetivos reais do conteúdo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141414
Arquivos Descrição Formato
000990877.pdf (930.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.