Repositório Digital

A- A A+

Perícia psicológica em casos de abuso sexual na infância e adolescência

.

Perícia psicológica em casos de abuso sexual na infância e adolescência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Perícia psicológica em casos de abuso sexual na infância e adolescência
Autor Arboit, Gabriela
Orientador Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervenção.
Assunto Família
Resumo Este trabalho teve como objetivo discutir, a partir de uma revisão teórica, o papel da perícia psicológica em situações de suspeita de abuso sexual na infância e adolescência. O abuso sexual é uma violência que pode ser discreta e de difícil identificação, no que se refere aos aspectos físicos, mas que pode trazer importantes conseqüências psicológicas, especialmente quando ocorre ao longo da infância e adolescência. Desta forma, a perícia psicológica é um conjunto de procedimentos técnicos que buscam elucidar indicadores e identificar indícios que possam contribuir no processo de investigação, sendo considerado um meio de prova material e que auxilia a autoridade jurídica na tomada de decisão. Destaca-se que essa atividade é nova na área da psicologia e por isso é importante o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e instrumentos que embasem o trabalho da perícia psicológica, assim como do incentivo à formação e capacitação dos profissionais da psicologia que atuam na área jurídica, especialmente em situações de abuso sexual.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141415
Arquivos Descrição Formato
000992241.pdf (134.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.