Repositório Digital

A- A A+

A prática pedagógica apoiada por mídias web 2.0 no ensino fundamental : estudo do uso de blog

.

A prática pedagógica apoiada por mídias web 2.0 no ensino fundamental : estudo do uso de blog

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática pedagógica apoiada por mídias web 2.0 no ensino fundamental : estudo do uso de blog
Autor Franco, Nelza Jaqueline Siqueira
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Blog
Ensino fundamental
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Basic education
[en] Information and communication technologies in education
[en] Teaching and learning
[en] Web 2.0
Resumo A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não é mais novidade na educação, vivemos na era da cultura digital, do compartilhamento de grande quantidade de informações. À escola, cabe promover o uso das ferramentas de comunicação disponíveis a fim de proporcionar o letramento digital de seus educandos e fazer com que consigam organizar e sistematizar as informações transformando-as em conhecimento. Através deste trabalho, investiguei como o uso de um dos recursos da Web 2.0, o blogue, é utilizado pedagogicamente no Ensino Fundamental. Por meio de um estudo netnográfico, foram analisados oito blogues de turmas de escolas públicas de diferentes regiões brasileiras. Pode-se destacar que a utilização do recurso possibilita aos educandos o aprimoramento de processos de leitura e escrita, em função dos elementos de interação, a própria motivação pelo uso dessa tecnologia que favorece a autoria e a socialização das produções realizadas. As possibilidades de interação inerentes à ferramenta a caracterizam como um grande suporte para a prática construtivista.
Abstract The use of Information and Communication Technologies (ICTs) is nothing new in education, live in an age of digital culture, sharing of large amounts of information. At school, responsible for promoting the use of communication tools available to provide computer literacy of their students and they can do with organizing and classifying information by transforming them into knowledge. Through this work we investigated how the use of a Web 2.0 resource, the blog is used pedagogically in elementary school. Through a netnography study, we analyzed eight blogs classes in public schools in different regions. It may be noted that use of the resource allows students to process improvement in reading and writing, on the basis of the interaction, the very motivation for the use of this technology that facilitates the authoring and the socialization of production conducted. The interaction possibilities inherent in the tool to characterize it as a great support for constructivist practice.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141418
Arquivos Descrição Formato
000990996.pdf (1.397Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.