Repositório Digital

A- A A+

O uso do vídeo nas classes multisseriadas : promovendo a autoria

.

O uso do vídeo nas classes multisseriadas : promovendo a autoria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do vídeo nas classes multisseriadas : promovendo a autoria
Autor Cella, Sirley Morello
Orientador Costa, Valéria Machado da
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autoria
Classe multisseriada
Mídia
Tecnologia
Tecnologia educacional
Vídeo
[en] Audiovisual pedagogy
[en] Media
[en] Multi-year
[en] Technology
Resumo O presente trabalho teve por objeto de estudo analisar os desafios da educação nas escolas multisseriadas, assim como sua evolução histórica, sob a ótica da legitimidade e da identidade própria dessas escolas, além de evocar o entrelaçamento da mídia como ferramenta pedagógica. Ao elucidar as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica nas escolas do meio rural, privilegiou-se o princípio que visa à adequação institucional das escolas do campo às políticas curriculares nacionais vigentes. Acenou-se, ademais, às ferramentas pedagógicas que justificam a centralidade dos pressupostos eleitos na tríade: tecnologia/ multimídias/vídeo. Assim, a pesquisa teve por escopo analisar a mídia, como fonte de saber, edificando a prática pedagógica, sinalizando a importância da atuação do professor e suas competências em relação ao uso das mídias, sobretudo, na produção de vídeo na intenção de promover a autoria do aluno.
Abstract The aim of this study is to analyse the education challenges in schools containing groups of mixed ages, as per their historical evolution, under the view of legitimacy and identity characteristic of these kinds of schools, alongside invoking the media as a pedagogical tool. The National Guidelines for Elementary Education in rural-area schools highlights the principal aiming to align rural schools with current national pedagogical policies. Furthermore, pedagogical tools, which justify the assumptions elected in the triad, such as: technology/multimedia/video. Thus, the research has as its main scope analysis of media as a source of knowledge, the building of pedagogical practices, highlighting the importance of teachers’ performance and their competence in relation to the use of the media, above all, in producing a video with the intention of promoting students’ authorship.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141422
Arquivos Descrição Formato
000990228.pdf (466.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.