O uso do vídeo nas classes multisseriadas : promovendo a autoria
dc.contributor.advisor | Costa, Valéria Machado da | pt_BR |
dc.contributor.author | Cella, Sirley Morello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141422 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objeto de estudo analisar os desafios da educação nas escolas multisseriadas, assim como sua evolução histórica, sob a ótica da legitimidade e da identidade própria dessas escolas, além de evocar o entrelaçamento da mídia como ferramenta pedagógica. Ao elucidar as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica nas escolas do meio rural, privilegiou-se o princípio que visa à adequação institucional das escolas do campo às políticas curriculares nacionais vigentes. Acenou-se, ademais, às ferramentas pedagógicas que justificam a centralidade dos pressupostos eleitos na tríade: tecnologia/ multimídias/vídeo. Assim, a pesquisa teve por escopo analisar a mídia, como fonte de saber, edificando a prática pedagógica, sinalizando a importância da atuação do professor e suas competências em relação ao uso das mídias, sobretudo, na produção de vídeo na intenção de promover a autoria do aluno. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyse the education challenges in schools containing groups of mixed ages, as per their historical evolution, under the view of legitimacy and identity characteristic of these kinds of schools, alongside invoking the media as a pedagogical tool. The National Guidelines for Elementary Education in rural-area schools highlights the principal aiming to align rural schools with current national pedagogical policies. Furthermore, pedagogical tools, which justify the assumptions elected in the triad, such as: technology/multimedia/video. Thus, the research has as its main scope analysis of media as a source of knowledge, the building of pedagogical practices, highlighting the importance of teachers’ performance and their competence in relation to the use of the media, above all, in producing a video with the intention of promoting students’ authorship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Multi-year | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Audiovisual pedagogy | en |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | O uso do vídeo nas classes multisseriadas : promovendo a autoria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990228 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)